Apta Regional realiza Dia de Campo voltado à produção leiteira no Vale do Paraíba

Visando atender à demanda dos produtores da região, a Apta Regional de Pindamonhangaba, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realiza o 2º Dia de Campo “Produção Leiteira do Vale do Paraíba: Produtividade e Qualidade”. O evento acontece nessa sexta-feira, 05, e é voltado para integrantes da cadeia leiteira.

Conforme explica o pesquisador da Apta Regional de Pindamonhangaba Sérgio Henrique Canello Schalch, que coordena o evento, o Vale do Paraíba possui grande tradição na produção de leite, porém o uso inadequado dos recursos naturais e a carência de novas tecnologias produtivas fizeram com que a produtividade e a qualidade da bacia leiteira regional fossem diminuindo com o tempo, tornando-a pouco competitiva. Buscando reverter desse cenário, a Unidade implantou, em parceria com a Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap), o projeto “Melhoria da produtividade e qualidade leiteira do Vale do Paraíba”, que realiza pesquisa aplicada voltada à otimização da produção. “Neste sentido serão avaliadas diferentes cultivares de milho para conhecer sua adaptabilidade à região e promover a produção de silagem de alta qualidade”, comenta Schalch.

De acordo com o pesquisador, os híbridos para produção de silagem possuem características agronômicas especiais, como a menor participação de fibras e consequente melhor digestibilidade e a maior produção de grãos, componente que é responsável pela energia da silagem. “Quando o plantio dos híbridos é combinado com adequadas práticas de manejo (por meio de uma correta adubação, população de plantas etc) e com o processo de ensilagem, observando o período ideal de corte, tamanho das partículas, compactação, tempo de vedação, dentre outros aspectos, têm-se como resultado a produção de silagens de alta qualidade”, pontua.

Essas e outras informações serão passadas aos produtores que comparecerem ao Dia de Campo pelo corpo técnico da Unidade, que inclui também o pesquisador Ricardo Dias Signoretti, como uma forma de transferir o conhecimento gerado na instituição diretamente ao público interessado. O intuito é causar impacto positivo no sistema produtivo. “Este projeto irá beneficiar os produtores de leite cooperados da Comevap e da região, o que resultará em melhoria das dietas dos animais do rebanho leiteiro e consequentemente da produtividade e qualidade do leite e da rentabilidade do produtor”, finaliza Schalch.

Serviço

Data: 05 de abril, sexta-feira

Horário: 08h – 17h

Local: Apta Regional de Pindamonhangaba. Av. Professor Manoel César Ribeiro, 1920 – Pindamonhangaba-SP.

Evento gratuito.

Gustavo Steffen

gsalmeida@sp.gov.br

Núcleo de Comunicação Científica da Apta