bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura de SP capacita profissionais para garantir a sanidade dos produtos vegetais paulistas

Curso de CFO/CFO chega a 60ª edição com número de inscrições recordes e profissionais de oito estados brasileiros

Com o objetivo de habilitar engenheiros agrônomos para garantir a sanidade dos produtos vegetais paulistas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realiza ao longo de toda esta semana a 60ª edição do Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC, documentos indispensáveis para o comércio interestadual e internacional de produtos de origem vegetal. Ao longo de 23 anos de curso, mais de 1.700 engenheiros agrônomos foram treinados por técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), do Instituto Biológico (IB-APTA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a emissão dos documentos.

O curso, que está sendo realizado em Campinas, no interior paulista, conta com 70 profissionais de diversas regiões do Estado de São Paulo, além do Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. “Chegamos a 60ª edição com o nosso maior número de inscritos. É uma grande alegria termos vocês, engenheiros agrônomos, aqui, pois vocês estão adquirindo conhecimento para garantir a sanidade do nosso Estado”, afirma Luis Fernando Bianco, coordenador da CDA.

Bianco lembrou em sua fala da importância do engenheiro agrônomo habilitado em CFO e CFOC para evitar a ocorrência de problemas como a exportação de produtos vegetais para destinos com restrição a alguns tipos de pragas. “Vejam o exemplo do limão tahiti, falhas no processo de certificação permitiram o envio de cargas contaminadas com cancro cítrico para União Europeia, ameaçando suspender nossas exportações. Estamos falando de milhares de empregos e de um negócio milionário para o Estado de São Paulo. Por isso, precisamos realizar o nosso trabalho com o máximo de responsabilidade e ética”, explica.

O que é CFO/CFOC?

O Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) são documentos que garantem a certificação de origem de produtos vegetais, mesmo a partir de regiões com ocorrência de pragas, permitindo a comercialização de produtos agrícolas. Sem os documentos, emitidos por engenheiros agrônomos habilitados da iniciativa privada, o Estado fica limitado à venda dos seus produtos para o mercado consumidor.

A CDA, IB e MAPA realizam constantemente cursos para habilitação dos profissionais em São Paulo. Nesta 60ª edição, por exemplo, estão previstas palestras sobre doenças que afetam citros, banana e café, três importantes itens para o comércio exterior paulista.

Abertura

A abertura da 60ª edição do Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC também contou com a participação do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Tutui, que lembrou em sua fala da importância da interação da pesquisa com o setor produtivo e com a sociedade. “A pesquisa não se justifica por si só. É importante investir em pesquisa e é importante que nossos pesquisadores repassem esse conhecimento para a sociedade, como está ocorrendo aqui, com esse curso, para termos melhores produtos e inserção no mercado. Esse é o grande resultado do nosso papel e existência”, afirma.

A diretora do IB, Ana Eugênia Carvalho Campos, também ressaltou a alegria de chegar a edição número 60 do curso com casa lotada, com número recorde de inscritos. A diretora ressaltou ainda o papel do Instituto Biológico no desenvolvimento de pesquisas em sanidade animal, sanidade vegetal e proteção ambiental. “Nessa uma semana vocês poderão conhecer nossos trabalhos em sanidade vegetal e ver todos os diagnósticos que realizamos”, diz.

Rita Lourenço, da Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO-SP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), também participou da abertura. Em seu discurso, ressaltou que há 18 anos atua em conjunto com a Secretaria de Agricultura para a realização da capacitação.

Por Fernanda Domiciano

Notícias por Ano