Secretaria de Agricultura reforça protagonismo feminino no Agro

Metade dos cargos de chefia dos institutos da Secretaria de Agricultura são ocupados por mulheres

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria relembra a importância do trabalho feminino no incremento ao agronegócio e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo.

Já não é mais novidade que mulheres são parcela essencial em posições estratégicas da agroindústria e na pesquisa científica do Agro do Estado de São Paulo e do Brasil. A representação feminina tem crescido cada vez mais em cargos e funções para o setor.

A pesquisa “Elas fazendo história” realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) em 2021 aponta que a maioria das empreendedoras do setor está em postos de liderança.

A pesquisa concluiu que 59,2% das mulheres na área são proprietárias ou sócias, 30,5% fazem parte da diretoria, são gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias ou colaboradoras. Além disso, 57% das mulheres pesquisadas participam ativamente de sindicatos e associações rurais.

Mulheres na vanguarda do Agronegócio

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Agricultura entrevistou nomes de destaque no seu quadro de servidoras.

eloisa

Eloisa Garcia, diretora-geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos

Eloísa Garcia lidera o ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP desde 2019 e é referência em pesquisas em embalagens e saúde do consumidor

A pesquisadora com mais de 40 anos de atuação, integra lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do campo. Em 2019, assumiu a diretoria geral, sendo a primeira mulher a liderar o Instituto.

Para ela, as mulheres se identificam bem com a carreira científica, seja pelo desafio intelectual ou pela satisfação de contribuir com avanço do conhecimento e com a evolução da sociedade.

A pesquisadora pontua que a pesquisa científica é um desafio, pois há picos de carga de trabalho e de responsabilidade.

eugenia

Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora-geral do Instituto Biológico

Ana Eugênia de Carvalho Campos é diretora-geral do Instituto Biológico desde janeiro de 2019. Possui doutorado em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista, atua na área de Entomologia e é Pesquisadora Científica nível VI. A pesquisadora lidera um instituto que oferece soluções significativas para o agronegócio. O IB tem responsabilidade pelas áreas de sanidade animal e vegetal e suas relações com o meio ambiente.

A diretora-geral do IB vê como positiva e importante a participação cada vez maior das mulheres em posições estratégicas, como a pesquisa científica e na ocupação de cargos de liderança. Ana Eugênia consegue perceber na prática como as mulheres podem contribuir para o avanço do conhecimento e na gestão das instituições científicas. “As mulheres, como dizem, têm capacidade de administrar diversas situações paralelamente. Dizem também que estamos sempre atentas e que tomamos decisões com rapidez. Essas características, que pairam a visão generalista das mulheres, são importantíssimas para um gestor e para um cientista”, diz.

neiva

Cristiane Neiva, diretora-geral do Instituto de Pesca

Cristiane Neiva é diretora-geral do Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. Assumiu o cargo de diretora-geral do IP em 2021. É pesquisadora científica há 29 anos.

Atua na área de pesquisa em Ciência e Tecnologia do Pescado, com ênfase em tecnologias que visem o aproveitamento integral do pescado, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável do agronegócio do pescado, tendo experiência com o controle de qualidade do pescado, tecnologias de processamento, mais especificamente com a tecnologia de obtenção de carne mecanicamente separada - CMS de pescado e desenvolvimento de novos produtos para o mercado institucional.

Cristiane Neiva nutre grande orgulho de ser a segunda diretora mulher nos mais de 50 anos de história do Instituto de Pesca, ressaltando que a oportunidade de liderança da mulher é possível em uma instituição que possui 60-70% de homens.

“O trabalho na pesquisa científica exige muito esforço e dedicação em paralelo às demandas da família, que exigem também dedicação diferenciada ainda hoje da mulher, portanto é um desafio diário na busca do equilíbrio emocional para conduzir tudo com constante harmonia”, concluiu a diretora do IP.

miriam

Miriam Moledo Longo, servidora da Secretaria de Agricultura há 36 anos

A cerimonialista Miriam Moledo Longo atua na condução e organização de eventos da Pasta da Agricultura há 36 anos. Já passou por diversas gestões e por diversos secretários de Estado.

O seu profissionalismo e simpatia se destacaram e seguem fazendo a diferença ao longo dessas mais de três décadas na Secretaria de Agricultura.

Miriam relembrou, em nossa conversa, das comemorações do Dia da Mulher do ano de 2022, em que a Pasta realizou um encontro de todas as servidoras, além de uma foto em frente ao histórico prédio Ermínio de Moraes, em que está situada a sede da Secretaria de Agricultura Estadual.

“As mulheres têm a determinação para conduzir situações complexas conciliando lados divergentes. E não seria diferente na Agricultura. Acredito que agimos bastante com o coração. Acredito que todo dia deveria ser o da mulher”, brincou ao final de nosso papo.

Agro das Mulheres

Nesta data, a Secretaria de Agricultura parabeniza todas as mulheres e, em especial, o trabalho feminino no Agro do Estado. A importância da valorização da competência e o reconhecimento da força das mulheres são essenciais para o desenvolvimento contínuo do agro paulista é brasileiro. É por essa e por tantas outras razões, que tudo gira em torno delas.