bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura reforça protagonismo feminino no Agro

Metade dos cargos de chefia dos institutos da Secretaria de Agricultura são ocupados por mulheres

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria relembra a importância do trabalho feminino no incremento ao agronegócio e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo.

Já não é mais novidade que mulheres são parcela essencial em posições estratégicas da agroindústria e na pesquisa científica do Agro do Estado de São Paulo e do Brasil. A representação feminina tem crescido cada vez mais em cargos e funções para o setor.

A pesquisa “Elas fazendo história” realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) em 2021 aponta que a maioria das empreendedoras do setor está em postos de liderança.

A pesquisa concluiu que 59,2% das mulheres na área são proprietárias ou sócias, 30,5% fazem parte da diretoria, são gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias ou colaboradoras. Além disso, 57% das mulheres pesquisadas participam ativamente de sindicatos e associações rurais.

Mulheres na vanguarda do Agronegócio

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Agricultura entrevistou nomes de destaque no seu quadro de servidoras.

eloisa

Eloisa Garcia, diretora-geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos

Eloísa Garcia lidera o ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP desde 2019 e é referência em pesquisas em embalagens e saúde do consumidor

A pesquisadora com mais de 40 anos de atuação, integra lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do campo. Em 2019, assumiu a diretoria geral, sendo a primeira mulher a liderar o Instituto.

Para ela, as mulheres se identificam bem com a carreira científica, seja pelo desafio intelectual ou pela satisfação de contribuir com avanço do conhecimento e com a evolução da sociedade.

A pesquisadora pontua que a pesquisa científica é um desafio, pois há picos de carga de trabalho e de responsabilidade.

eugenia

Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora-geral do Instituto Biológico

Ana Eugênia de Carvalho Campos é diretora-geral do Instituto Biológico desde janeiro de 2019. Possui doutorado em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista, atua na área de Entomologia e é Pesquisadora Científica nível VI. A pesquisadora lidera um instituto que oferece soluções significativas para o agronegócio. O IB tem responsabilidade pelas áreas de sanidade animal e vegetal e suas relações com o meio ambiente.

A diretora-geral do IB vê como positiva e importante a participação cada vez maior das mulheres em posições estratégicas, como a pesquisa científica e na ocupação de cargos de liderança. Ana Eugênia consegue perceber na prática como as mulheres podem contribuir para o avanço do conhecimento e na gestão das instituições científicas. “As mulheres, como dizem, têm capacidade de administrar diversas situações paralelamente. Dizem também que estamos sempre atentas e que tomamos decisões com rapidez. Essas características, que pairam a visão generalista das mulheres, são importantíssimas para um gestor e para um cientista”, diz.

 neiva

Cristiane Neiva, diretora-geral do Instituto de Pesca

Cristiane Neiva é diretora-geral do Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. Assumiu o cargo de diretora-geral do IP em 2021. É pesquisadora científica há 29 anos.

Atua na área de pesquisa em Ciência e Tecnologia do Pescado, com ênfase em tecnologias que visem o aproveitamento integral do pescado, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável do agronegócio do pescado, tendo experiência com o controle de qualidade do pescado, tecnologias de processamento, mais especificamente com a tecnologia de obtenção de carne mecanicamente separada - CMS de pescado e desenvolvimento de novos produtos para o mercado institucional.

Cristiane Neiva nutre grande orgulho de ser a segunda diretora mulher nos mais de 50 anos de história do Instituto de Pesca, ressaltando que a oportunidade de liderança da mulher é possível em uma instituição que possui 60-70% de homens.

“O trabalho na pesquisa científica exige muito esforço e dedicação em paralelo às demandas da família, que exigem também dedicação diferenciada ainda hoje da mulher, portanto é um desafio diário na busca do equilíbrio emocional para conduzir tudo com constante harmonia”, concluiu a diretora do IP.

miriam

Miriam Moledo Longo, servidora da Secretaria de Agricultura há 36 anos

A cerimonialista Miriam Moledo Longo atua na condução e organização de eventos da Pasta da Agricultura há 36 anos. Já passou por diversas gestões e por diversos secretários de Estado.

O seu profissionalismo e simpatia se destacaram e seguem fazendo a diferença ao longo dessas mais de três décadas na Secretaria de Agricultura.

Miriam relembrou, em nossa conversa, das comemorações do Dia da Mulher do ano de 2022, em que a Pasta realizou um encontro de todas as servidoras, além de uma foto em frente ao histórico prédio Ermínio de Moraes, em que está situada a sede da Secretaria de Agricultura Estadual.

“As mulheres têm a determinação para conduzir situações complexas conciliando lados divergentes. E não seria diferente na Agricultura. Acredito que agimos bastante com o coração. Acredito que todo dia deveria ser o da mulher”, brincou ao final de nosso papo.

Agro das Mulheres

Nesta data, a Secretaria de Agricultura parabeniza todas as mulheres e, em especial, o trabalho feminino no Agro do Estado. A importância da valorização da competência e o reconhecimento da força das mulheres são essenciais para o desenvolvimento contínuo do agro paulista é brasileiro. É por essa e por tantas outras razões, que tudo gira em torno delas.

Notícias por Ano