bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto de Pesca celebra aniversário de 55 anos

Na última segunda-feira, 08 de abril, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, celebrou seus 55 anos de fundação. A cerimônia ocorreu na sede do IP, localizada na Vila Mariana, em São Paulo. Na ocasião, Cristiane Neiva, diretora-geral da instituição, discursou acerca da importância do Instituto para a ciência, apresentou os projetos de pesquisa da entidade e homenageou a pesquisadora aposentada, Maria José Ranzani de Paiva, que recentemente ganhou o Prêmio Mulheres das Águas na categoria Pesquisa, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

A diretora também prestou homenagem à memória de Vanessa Dorigon Bruno dos Santos, esposa do pesquisador do IP, Vander Bruno dos Santos, que contribuiu com o plantio de mudas no jardim da sede do Instituto de Pesca. O espaço ganhou uma placa com o nome da homenageada.

“Dentre projetos de pesquisa e programas, o Pesca hoje tem mais de 90, de diferentes segmentos. O Instituto não trabalha com foco apenas no peixe, ele estuda todos os organismos aquáticos e sua relação com o meio ambiente. Portanto, o impacto da nossa posição em termos de pesquisa é muito importante. Estamos muito contentes de estarmos aqui celebrando o aniversário da instituição”, celebra Cristiane.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Agricultura, Guilherme Piai, do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil, servidores do Instituto de Pesca e convidados.

Guilherme destacou a relevância do trabalho do IP para o estado. “O Pesca hoje completa 55 anos e vai completar 100 como os outros institutos nossos. A pesquisa de São Paulo é uma joia rara, entrega muitos resultados e vamos continuar trabalhando para deixar um legado para o agro de São Paulo e para o agro do Brasil”, finaliza.

55 anos de história

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica que desenvolve projetos nas áreas de Pesca, Aquicultura e Recursos Hídricos. Seu objetivo é obter e transferir tecnologias, construir e compartilhar conhecimentos destinados à melhoria do agronegócio do pescado e da qualidade ambiental.

A história da instituição começa em Santos, em 1734, mas foi em 8 de abril de 1969 que o Governo de São Paulo transformou a Divisão de Proteção e Produção de Peixes e Animais Silvestres no Instituto de Pesca, tornando-se a primeira instituição do Brasil voltada ao estudo de ecossistemas aquáticos e à biologia de organismos marinhos e continentais.

Inauguração AptaHub de Santos

No dia do aniversário do Instituto de Pesca, foi inaugurado em uma das unidades da instituição, em Santos, um dos espaços do AptaHub, que é uma rede de ambientes de inovação que conecta pessoas e soluções inovadoras com foco no agronegócio, uma iniciativa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

A proposta é reunir empresas e startups para modernizar as atividades do setor pesqueiro na região, promovendo e fomentando a cultura da inovação e sustentabilidade do agronegócio paulista e nacional, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento científico e tecnológico.

"É com alegria que vejo este ambiente repleto de tantas pessoas que, com certeza, vão se conectar, olhando para o futuro e para a inovação com um olhar diferente, em busca de ações assertivas", discursou a diretora-geral do IP na cerimônia de inauguração.

 

Por Andressa Claudino

Informações à imprensa

Instituto de Pesca

Núcleo de Comunicação Científica

Gabriela Souza /Andressa Claudino

Cel.: (11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br

www.pesca.sp.gov.br

Notícias por Ano