Programa do Instituto de Pesca busca transformar resíduos em biofertilizantes para agricultura

As demandas sociais e de políticas públicas relacionadas à sustentabilidade culminaram na criação de um grupo de trabalho para a elaboração e execução do Programa de Integração Piscicultura Agricultura e Pecuária (IPAP), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). Sob coordenação do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), a equipe também é composta por pesquisadores de outros institutos da Apta: Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto Agronômico (IAC) e Instituto Biológico (IB).

A missão do IPAP é criar soluções de ciclagem de nutrientes em sistemas integrados de produção de alimentos, seguindo os conceitos da economia circular. De acordo com a pesquisadora do IP e coordenadora do programa, Fabiana Garcia “o foco principal do trabalho é solucionar o problema do descarte de efluentes da piscicultura, pretende-se, por meio da integração, desenvolver tecnologias para transformar resíduos com potencial poluidor em biofertilizantes para a pecuária e agricultura”, explica.

A equipe do IPAP está consolidando e fortalecendo as parcerias interinstitucionais já estabelecidas com instituições brasileiras, como a Embrapa, Caunesp, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Universidade Paulista (UNIP). Também possui parcerias com instituições estrangeiras, como a Wageningen University (Holanda) e o Leibniz Institute of Vegetable and Ornamental Crops (Alemanha). Além disso, busca parcerias público-privadas e financiamentos de agências de fomento, como CNPq, Fapesp e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Alunos buscam solucionar desafios do setor pesqueiro

O IPAP também tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar na produção integrada de alimentos. Para atender esta demanda, no ano de 2023, a equipe contou com uma aluna de Iniciação Científica (bolsista CNPq/PIBIC), dois alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Pesca do Instituto de Pesca (PPGIP) (bolsista CNPq) e uma aluna de doutorado da Pós-graduação em Aquicultura do Caunesp (bolsista Capes).

Os alunos estão desenvolvendo seus trabalhos de conclusão de curso em ambientes reais de produção integrada de pescado com hortaliças e devem gerar resultados de pesquisa aplicáveis ao setor produtivo do pescado, que busca essas soluções frente aos desafios atuais de escassez hídrica e transição da matriz energética.

Por Andressa Claudino

Informações à imprensa