bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

17ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC) premia bolsistas dos Institutos da APTA

Evento anual é oportunidade para estudantes mostrarem resultados de pesquisas com potencial impacto para o agro

De 29 a 31 de agosto, foi realizada em Campinas, na sede do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a 17ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC). O CIIC 2023 contou com a participação de 178 bolsistas, responsáveis pela apresentação de 39 trabalhos orais e 139 pôsteres resultantes de projetos de pesquisa desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsa de Inovação Tecnológica (PIBITI). Além do próprio IAC, os projetos foram conduzidos em outros quatro Institutos pertencentes à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA): Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto Biológico (IB) e Instituto de Pesca (IP), e também na Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Monitoramento por Satélite.

Os três dias de apresentações foram de fortes emoções para os estudantes, que puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos colegas de diversas áreas e temática variadas. Os alunos ingressaram em 2022 com bolsas de estudo concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A abertura do evento foi realizada pelos respectivos representantes das instituições de pesquisas. “O treinamento de jovens talentos está no DNA do Instituto. Esperamos estimular os bolsistas nessa carreira que exige tanta determinação e resiliência”, diz o diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell.

Os bolsistas do PIBIC e PIBITI que integram o CIIC têm a oportunidade de desenvolver pesquisas nas diversas áreas da agricultura. A estudante do terceiro ano de Biologia e estagiária do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do IAC, Samira Duarte de Paula, participou na sessão de pôster. Para ela, essa oportunidade possibilitou conhecer novas áreas de atuação. Para a bolsista do Centro de Café “Alcides Carvalho” do IAC, Maíra Miyuki Wanishi, que está no último ano de Biologia, o estágio agrega novos conhecimentos ao aliar a teoria e prática.

Três bolsistas PIBIC do IAC foram premiados na categoria oral e dois na categoria pôster. Os agraciados foram os estudantes Victória Sebastiani Prado, Heitor Lopes Sartori e Laura Montipó Roncaglia, que receberam o prêmio “Maria Beatriz Perecin” de Iniciação Científica pelos trabalhos apresentados. Na categoria pôster PIBIC, o prêmio foi para Leonardo Braga Martini.

Na categoria oral PIBITI, a aluna agraciada foi Luana Carolina de Franco Petrônio e na categoria pôster foi Tiffani Monteiro dos Santos.

Para o estudante de Biologia e um dos bolsistas premiados pelo Instituto Biológico (IB-APTA), Artur Carvalho, na Iniciação Científica aprende-se o dia a dia da pesquisa científica, a lidar com os resultados obtidos e a fazer os ajustes necessários. Carvalho desenvolveu seu trabalho com o fungo Trichoderma, insumo biológico com crescente aplicação na agricultura. “A gente faz pesquisa porque gosta, mas também porque quer que chegue a mais pessoas. Eu espero que os pequenos e grandes produtores recebam esses dados e que os benefícios cheguem à população”, afirma.

Já Victória Rabeshi, estudante de Engenharia de Pesca premiada pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), vê a premiação como um reconhecimento, ao constatar que os objetivos traçados no projeto foram atingidos. Sua pesquisa avaliou a pesca do robalo-peva no litoral de SP. “Espero que meu trabalho possa contribuir para que tenhamos uma pesca sustentável desse recurso, que é muito importante para o nosso Estado”, diz.

Veja a lista dos bolsistas premiados dos institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo:

Instituto Biológico (IB)
Categoria PIBIC – Apresentação Oral Sanidade Vegetal / Proteção Ambiental

Fernanda Rodrigues da Silva

Nicolly de Sousa Silva Laurindo

Categoria PIBIC - Apresentação Oral Sanidade Animal

Gabrielle Dalbem Frati

Ana Karoline Martins de Lima

Categoria PIBIC - Pôster Sanidade Vegetal

Fernanda D'Andretta Roma Gonçalves

Artur Oliveira Carvalho

Categoria PIBIC - Pôster Sanidade Animal

Laís Cristina Torres

Mariana Abrante de Campos

Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)
Categoria PIBIC - Apresentação oral

Manuela Luísa Nunes Silva

Naira Hanzawa Lavina

Anna Paula Muntilha Guimarães

Categoria PIBITI – Pôster

Lucas Machado Nascimento

Victor Waldemar Pinto

Instituto de Pesca (IP)
Categoria PIBIC – Apresentação Oral

Victória Rabeshi Silva

Thais Rosas

Categoria PIBIC – Pôster

Gabriella Ribeiro

Instituto de Zootecnia (IZ)
Categoria PIBIC – Apresentação Oral

Gustavo R. D. Rodrigues

Categoria PIBIC – Pôster

Gabriel Cariolato Schlemper

 

Por

Mônica Galdino (MTb 47045)

Assessoria de imprensa IAC

midiaiac@sp.gov.br

 

Mais informações

Gustavo Almeida

Assessoria de Comunicação APTA

gsalmeida@sp.gov.br

 

Lisley Silvério

Departamento de Comunicação Regional SAA

lsilverio@sp.gov.br

 

Notícias por Ano