bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IB organiza evento público para comemorar o Dia do Cacau

Quer coisa mais gostosa que chocolate? Bombom, barra, meio amargo, com frutas, branco, ao leite... São tantas variações e todas elas muito gostosas. Mas, para além do sabor, o cacau, fruto com o qual é produzido o chocolate, é uma importante fonte de renda para os produtores rurais.

Estes são alguns aspectos que serão abordados na I Festa do Cacau – 27º Instituto Biológico de Portas Abertas, que será realizada nos dias 25 e 26 de março, a partir das 10h00, na sede do IB na Vila Mariana.

Durante o evento, os visitantes poderão conhecer um pouco sobre a produção de cacau e de chocolate “bean to bar”; participar de uma roda de conversa sobre as ações realizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), com seus institutos de pesquisa: Agronômico (IAC), Biológico (IB) e de Tecnologia dos Alimentos (ITAL) na produção de cacau, com o projeto Cacau-SP.

Um momento aguardado com grande expectativa é a visita ao cacaual. Em 2022, as crianças e alguns adultos também experimentaram a sensação de plantar cerca de 90 mudas de cacau e receberam informações sobre o sistema de cultivo integrado com seringueira e bananeira. Grupos formados por três ou quatro crianças ficaram responsáveis por uma planta, sendo considerados “padrinhos” e “madrinhas” das mudinhas. A promessa era de que poderiam acompanhar o desenvolvimento dos cacaueiros até que entrassem em produção. Cinco meses depois, esta será a primeira visita do grupo.

“O evento proposto, tem como objetivo divulgar as tecnologias implementadas pelas instituições da SAA (IAC, IB, ITAL e CATI) na produção de cacau no Estado de São Paulo do “Programa Cacau SP”, afirma Nayte Vitiello, vice-diretora do IB e uma das idealizadoras do evento.

A Festa do Cacau, como sempre, é fruto de uma parceria com a Associação de Moradores da Vila Mariana (AVM). Além das atividades técnicas, os visitantes poderão curtir oficinas, brinquedões, a feira de produtos autorais Mixtura Criativa, shows ao vivo e um espaço especial para a cultura indígena, que trará pintura corporal, etnojoias, artesanato, roda de conversa e contação de histórias da literatura dos povos originários (com o apoio da livraria NoveSete).

A entrada é 1 Kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de São Paulo.

Notícias por Ano