Encontro discute bubalinocultura brasileira, no Vale do Ribeira

Por Cleide Elizeu Discutir a cadeia de produção dos bubalinos, desde a criação dos animais até a comercialização do leite e carne de búfalo, bem como o desenvolvimento da bubalinocultura no Vale do Ribeira e em todo o país. Estes são objetivos do VI Encontro Brasileiro de Búfalos, entre os dias 06 e 08 de novembro, em Registro (SP), organizado pelo Pólo Regional do Vale do Ribeira/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, juntamente com outras instituições públicas, sindicatos e a Associação dos Criadores de Búfalos do Vale do Ribeira. Considerado um dos mais importantes para a bubalinocultura nacional, o município de Registro, localizado na região do Vale do Ribeira, foi escolhido como sede do evento que tem como proposta o intercâmbio entre criadores, técnicos e profissionais ligados ao setor. Numa antecipação do que será o encontro, o pesquisador do Pólo e organizador do evento, Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, afirma que o sucesso das cinco edições anteriores foi fruto da parceria entre as instituições de ensino e pesquisa e as associações regional e nacional da bubalinocultura. Além das palestras e dos debates, os participantes terão a oportunidade de conhecer a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro (UPD – Registro), do Pólo Regional do Vale do Ribeira. A unidade configura-se em uma fazenda, equipada com um laboratório montado exclusivamente para pesquisas ligadas à bubalinocultura. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está investindo R$ 300 mil em projeto da UPD de Registro para o desenvolvimento da bubalinocultura na região do Vale do Ribeira. Segundo Carvalho, já existem em andamento na UPD pelo menos 12 projetos de pesquisa relacionados a búfalos. O pesquisador também conta que o patrocínio e o apoio do Pólo Regional na organização do VI Encontro Brasileiro de Búfalos podem ser considerados como mais uma ação do projeto de desenvolvimento da bubalinocultura na região. Além de mobilizar toda a cadeia, ajudará no sentido de dar maior visibilidade às atividades produtivas da região e ao trabalho de pesquisa desenvolvido pela unidade da APTA. Os interessados em participar do VI Encontro Brasileiro de Búfalos, que ainda não fizeram inscrição, devem acessar o site da Associação dos Criadores de Búfalos do Vale do Ribeira (ACRIBUVAR): http://www.acribuvar.com.br/vi_encontro.html Assessoria de Comunicação da APTA 11 5067-0424 (José Venâncio – SP) 19 3231.3260 (Cleide Elizeu – Campinas)