ITAL busca segurança na indústria de carnes com apoio de sistema internacional
Data da postagem: 14 Abril 2009
Cuidar para que o alimento que chega ao consumidor seja cada vez mais onfiável. Este é o objetivo central da APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) ou HACCP, em inglês. Este sistema compreende um conjunto de condutas que visam garantir a segurança do alimento.
A aplicação dessas ferramentas foi objeto de interesse, prioritariamente, das empresas exportadoras, o que motivou o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a trazer para o Brasil o Curso de procedimentos para implementação do sistema HACCP na indústria de carnes.
Desde sua primeira edição, em 1998, as exigências cresceram, bem como o interesse das empresas. Assim, o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC-ITAL) ministra a 14ª edição do treinamento entre os dias 14 e 17 de abril de 2009.
Técnicos do CTC-ITAL foram treinados no sistema pela International Alliance of HACCP com o objetivo de disseminar o conhecimento no Brasil. A sua aplicação passou a ser um requisito básico para a produção de alimentos inócuos exigidos pelo mercado externo.
Com o advento destas exigências internacionais, também houve regulamentação nacional a respeito e, desde então, tem sido crescente a busca pela certificação na produção de alimentos inócuos, ou seja, que não veiculem perigos físicos, químicos ou biológicos, aumentando, com isso, a probabilidade de não afetar a saúde do consumidor, relatam os coordenadores do curso, Luciana Miyagusku e Manuel Pinto Neto.
No Brasil, a partir de janeiro de 1997, entrou em vigência a implantação do programa de Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) na indústria de alimentos, que pode ser considerado um programa preparatório para a introdução do APPCC. Este, por sua vez, passou a ser exigido pela legislação brasileira em 1998 e tem como foco a segurança alimentar durante todo o processamento do alimento.
Os coordenadores lembram, ainda, que a preocupação com a produção de alimentos seguros era, antes, mais restrita ao mercado externo e às grandes empresas. Atualmente, todavia, empresas que trabalham com alimentação comercial têm procurado cada vez mais informações e capacitação de seu pessoal.
E é justamente em treinamento que o ITAL atua mais fortemente quando o assunto é APPCC. O curso ministrado pelo Instituto possui certificado com selo emitido pela Aliança Internacional dos Estados Unidos e permite a aquisição de conhecimento para a compreensão do sistema e para sua implantação em empresas de alimentos, com foco nas regulamentações do USDA (United States Department of Agriculture) e FDA (U. S. Food and Drug Administration). Estas estão sendo exigidas por alguns países importadores.
O programa completo pode ser conferido na página http://www.ital.sp.gov.br/ctc/eventos/haccp/apresentacao.html .
Assessoria de Comunicação do ITAL
Leila Ming Bratfisch
(19) 3743-1757 / leila@ital.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424