Data da postagem: 03 Outubro 2008
Os pesquisadores Edvan Alves Chagas e José Luiz Hernandes, do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participam do XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontecerá no período de 12 a 17 de outubro em Vitória (ES). Eles serão instrutores, respectivamente, dos mini-cursos Cultivo de pequenos frutos vermelhos e frutas de caroço em regiões tropicais e subtropicais e Vitivinicultura e o agroturismo. Além dos mini-cursos, haverá painéis, palestras, apresentação de trabalhos técnico-científicos e excursões.
O evento, organizado pelo Governo do Espírito Santo e Instituto Capixaba de Pesquisas, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) com o apoio de várias entidades, é considerado o principal fórum de intercâmbio técnico-científico dos agentes das diversas cadeias produtivas de frutas, segundo Aureliano Nogueira da Costa, presidente do Congresso. Reúne instituições de ensino, pesquisa e extensão rural e representantes do setor produtivo, da agroindústria e de comercialização, que fazem do negócio da fruticultura opção para a diversificação da produção e geração de emprego e renda.
Os vários painéis abrangem temas como Aquecimento global e o potencial de impacto na agricultura; Biotecnologia de proteção de cultivares; Agromarketing; Avanços da nutrição e fertirrigação na qualidade e produtividade de frutas; Aspectos técnicos e comerciais das frutas vermelhas com ênfase ao agroturismo; Monitoramento de doenças e manejo fitossanitário; Qualidade da fruta produção integrada no Brasil; O setor produtivo e a elaboração de normas técnicas: qualidade dos produtos oriundos da fruticultura; e Agroturismo e produção de frutas, flores e hortaliças, entre outros.
Informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (27) 3137-9887 e 3380-2996 e pelo e-mail xxcbfruticultura@incaper.es.gov.br. As inscrições podem ser feitas pelo site www.incaper.es.gov.br/congresso_fruticultura.
José Venâncio de Resende
Assessoria de Comunicação da APTA
(11) 5067-0424