DEFESA AGROPECUÁRIA É PRIORIDADE DO GOVERNO, DIZ STEPHANES
Data da postagem: 02 Agosto 2007
Nós temos que mostrar ao mundo que somos um país que adota todas as medidas de padrão internacional de inspeção e sanidade animal e vegetal e também mostrar à população de modo geral que podemos colocar produtos de qualidade na mesa da população brasileira, afirmou o ministro Reinhold Stephanes, nesta terça-feira (31/07), em reunião com as chefias das divisões técnicas das unidades da federação no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.
A reunião teve como objetivo decidir quais as principais metas e objetivos para a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) para curto, médio e longo prazo. Aberta pelo ministro Reinhold Stephanes, um dos temas destacados na reunião foi a prioridade não só do ministério, mas de todo governo federal, pela defesa agropecuária.
A questão básica hoje, e uma das razões desta reunião, é definir projetos, seus focos e prioridades e depois desenvolver a capacidade operacional para colocar isso definitivamente em prática, disse Stephanes.
Diretrizes - Na reunião, os chefes das divisões técnicas ouviram e fizeram questionamentos que serão reunidos em documento intitulado diretrizes estratégicas da SDA. Os temas serão definidos em conjunto com os diretores de programas, diretores dos departamentos da SDA e os chefes das divisões técnicas que vão elaborar documento para então elencarmos algumas das ações prioritárias, explicou o secretário de defesa agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz.
Entre as metas que deverão ser propostas no documento estão a garantia da qualidade dos insumos; a valorização do patrimônio agropecuário; a intensificação da inspeção de origem animal e vegetal; a harmonização das normas internas às normas internacionais; o desenvolvimento de parcerias com o setor privado; o aumento do fluxo de informações com o Congresso Nacional; o aumento da capacidade operacional dos laboratórios do Mapa; a revisão de decretos e proposição de projetos de lei de inspeção e classificação de produtos; entre outros itens. O documento definitivo com todas as diretrizes da SDA será divulgado assim que as propostas tenham avaliação de viabilidade, diz Odilson Ribeiro, secretário interino de defesa agropecuária do Mapa. (Ricardo Weg)