Leite: ministério esclarece rumores que circulam na internet
Data da postagem: 10 Fevereiro 2006
Brasília, 10 - O Ministério da Agricultura divulgou há pouco, por meio de sua assessoria de imprensa, nota esclarecendo informação que circula na internet referente ao reprocessamento do lei Ultra Alta Temperatura (UHT). Segundo a mensagem, informou o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) os códigos numéricos no fundo da embalagem longa vida, indicados pelos algarismos 1, 2, 3, 4 ou 5, representariam o número de vezes que o produto teria sido reprocessado.
O DIPOA esclarece que o reprocessamento térmico do leite é proibido pelo Artigo 517 § 7o do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem - RIISPOA, aprovado pelo Decreto no 30.691 de 29 de março de 1952.
De acordo com a Tetra Pak, empresa que fabrica as embalagens cartonadas de leite, os algarismos (1, 2, 3, 4 ou 5) que aparecem no fundo das caixas de leite longa vida destinam-se exclusivamente ao controle de produção das embalagens. Não há qualquer relação entre estes números e o produto que será envasado posteriormente. As informações são da assessoria de imprensa do ministério.
O processo de fabricação da embalagem se dá a partir do papel, matéria-prima principal, que chega à fábrica na forma de bobinas e nesse formato é encaminhado para a impressão (conforme ilustração). As embalagens são impressas na bobina de papel dispostas em faixas numeradas (1, 2, 3 etc.) para efeito de controle. Todas as embalagens de uma mesma faixa são identificadas por este número (o número que aparece no fundo da embalagem). Em seguida, são adicionadas ao papel impresso, as demais camadas que a constituem. As faixas são então cortadas e embaladas para envio aos laticínios.
Independentemente do significado dos referidos códigos numéricos, o DIPOA determinou às Superintendências Federais de Agricultura nos estados que avaliem as condições operacionais das usinas de beneficiamento com o objetivo de identificar eventuais desvios que possam ser correlacionados com o reprocessamento do leite UHT. A orientação do DIPOA é no sentido de que eventuais desvios que possam vir a ser identificados sejam imediatamente corrigidos.