Acontece nesta quinta-feira (dia 5 de novembro), em Assis (SP), a “Reunião técnica sobre as culturas de milho safrinha e sorgo no Estado de São Paulo”, realizada pelo Pólo Médio Paranapanema/APTA, Instituto Agronômico (IAC-APTA) e Comissão Técnica de Milho e Sorgo, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A reunião, destinada a lideranças rurais e técnicos do setor, vai abordar temas como milho transgênico; consórcio de milho safrinha e plantas forrageiras; e apresentação de resultados de avaliações regionais de cultivares de milho safrinha e de sorgo.
Segundo o pesquisador e coordenador do evento, Aildson Pereira Duarte, são avaliados cerca de 80 cultivares de milho a cada ano, na época denominada safrinha, e apenas parte é adaptada para esta condição peculiar de cultivo. “Além da adaptação aos estresses frequentes no outono-inverno, com destaque para a deficiência de água no solo e as baixas temperaturas, temos um forte pressão de doenças. Alguns híbridos são suscetíveis às doenças e, por isso, um dos temas estudados pelo Programa Milho IAC/APTA é a aplicação foliar de fungicidas para proteger a cultura dos patógenos.”
A rede de ensaios experimentais de milho safrinha do Programa Milho IAC/APTA no Estado de São Paulo, conta Pereira, está completando 18 anos contínuos e ininterruptos, abrangendo mais de 40 ensaios por ano em 15 municípios diferentes.
A reunião técnica será realizada na sede do Pólo Médio Paranapanema – Rodovia SP 333 (Assis-Marília), Km 397.
Link: programação completa e outras informações
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424