No Museu de Pesca de Santos, Agricultura inicia homenagem ao centenário da imigração japonesa
Data da postagem: 16 Maio 2008
Por Antônio Carlos Simões
A programação do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa, terá início no dia 17 de maio no Museu de Pesca de Santos. Neste ano, o prédio do Museu de Pesca também está em festa por conta dos 100 anos de sua inauguração, em 1908, para abrigar a então Escola de Aprendizes-Marinheiros que, na década de 1930, passou a Escola de Pesca, com o objetivo de profissionalizar a pesca na região.
A programação será aberta com a exposição temporária Imigração Japonesa em São Paulo, cedida gentilmente pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa. São 30 painéis ricamente ilustrados, mostrando um interessante panorama da cultura dos descendentes do país do sol nascente.
Há 100 anos, o navio Kasato Maru desembarcou em Santos 781 imigrantes nipônicos. Apenas 10 permaneceram na cidade de São Paulo, instalando-se no bairro da Liberdade. Os demais seguiram para fazendas de café no interior do Estado ou para o entorno da Capital, dedicando-se ao cultivo de hortaliças.
Exposição da Imigração
A contribuição mais marcante do imigrante japonês foi o desenvolvimento do setor hortigranjeiro. Estabelecido no cinturão verde da capital paulista, esse povo desenvolveu novas técnicas de produção e implementou uma organização rural sem precedentes no Brasil. Racionalizou a criação de aves e a produção de ovos, e introduziu e aperfeiçoou grande variedade de frutas, legumes, verduras e cereais, como ilustra a exposição do Museu do Imigrante.
São Paulo é hoje a capital gastronômica do mundo. Mérito indiscutível de todos os povos que aqui trabalham e contribuem para o desenvolvimento do setor de alimentação da cidade. Entretanto, sem a variedade dos produtos desenvolvidos e cultivados pelos japoneses, talvez esse título não fosse possível.
O Museu de Pesca de Santos funciona de quarta a domingo, das 9 às 18 horas. Outras informações podem ser encontradas no site www.pesca.sp.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social da APTA
(11) 5067-0424