Coordenadoria da Apta visita Núcleo Regional de Pesquisa de Jaú "Hélio de Moraes" do IAC

A coordenadoria da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), liderada por Carlos Nabil Ghobril, visitou o Núcleo Regional de Pesquisa de Jaú "Hélio de Moraes", uma unidade do Instituto Agronômico (IAC-Apta). Localizada na região central do estado de São Paulo, a unidade é conhecida por sua contribuição significativa à pesquisa agrícola desde sua fundação.

O Núcleo Regional de Pesquisa de Jaú está situado em uma área com solos mecanizáveis e naturalmente férteis, o que historicamente tem permitido uma ampla variedade de experimentos. A unidade atua principalmente na área vegetal, com foco em experimentação em cana-de-açúcar, sua adubação e irrigação, além do melhoramento genético dessa cultura. Além disso, realiza avaliações da cana forrageira para ruminantes, contribuindo para a produção de alimentos de alta qualidade para o setor pecuário.

Entre as principais atividades da unidade estão o Programa de Melhoramento de Cana-de-açúcar, que visa desenvolver variedades mais produtivas e resistentes, e a pesquisa em fertirrigação e nutrição de plantas. A unidade também se destaca na produção de derivados de cana-de-açúcar, como melado, rapadura, açúcar mascavo e cachaça artesanal. Para promover o conhecimento e a inovação, o Núcleo organiza o concurso "Cachaça com Ciência" e oferece treinamentos especializados.

Além das pesquisas, o Núcleo Regional de Pesquisa Jaú disponibiliza mudas pré-brotadas (MPB) de cultivares IAC de cana-de-açúcar, facilitando a adoção de variedades melhoradas pelos agricultores. A unidade também oferece oportunidades de estágios e treinamentos, contribuindo para a capacitação de profissionais no setor agrícola.

Com uma atuação diversificada e um histórico de excelência, o Núcleo Regional de Pesquisa de Jaú "Hélio de Moraes" continua a ser um pilar importante para o avanço da ciência agrícola no Brasil, promovendo práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.

Janete Galbiati

Assessoria de imprensa Apta