INSTITUTO DE PESCA INTEGRARÁ O CONJUNTO DE SEMINÁRIOS DA SEAFOOD EXPO LATIN AMERICA
Data da postagem: 30 Agosto 2007
Antônio Carlos Simões, www.pesca.sp.gov.br, agosto 2007
De 17 a 19 de setembro acontecerá na capital paulista a quarta edição da SEAFOOD (Feira Internacional de Pescados, Mariscos e Tecnologia para a Indústria de Aqüicultura e Pesca). O local será o Transamérica Expo Center. O evento reunirá vários profissionais da cadeia produtiva do pescado e pesquisadores científicos que atuam na área.
Durante a SEAFOOD ocorrerão vários seminários. O Seminário Seafood A, por exemplo, de 17 a 19, promovido pelo Instituto de Cursos em Saúde (ICLIS-Rio) abordará: Contaminação química do pescado; Avanços em maricultura; Análise sensorial em pescado; Biomarcadores; Parasitologia em peixes; Biotecnologia ambiental; Piscicultura continental; Tecnologia em processamento de peixes; Controle das enfermidades do camarão; Uso da alimentação natural na engorda da tilápia; e Nutrição e alimentação de organismos aquáticos.
No dia 17, o Seminário Seafood B, organizado pelo Instituto de Pesca (vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), será constituído pelas palestras: Perspectivas para o cultivo de garoupas e badejos no Brasil; Higiene e inspeção: pré-requisitos fundamentais para o processamento tecnológico; Criação de tilápias em tanques-rede: uma alternativa de aumento de produção, geração de emprego e renda; Aproveitamento de resíduos de sistemas de produção aqüícola; Novos produtos da truticultura mercado potencial da truta salmonada de grande porte e do caviar no Brasil; Pesca atuneira do sudeste do Brasil; e Perspectivas da área de pesquisa em tecnologia do pescado.
No dia 18, o Seminário Seafood C, programado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), reunirá vários temas ligados à área da carcinicultura: Camarão marinho: panorama da produção, demanda, desafios e oportunidades para a carcinicultura brasileira; Camarão cultivado: as boas práticas de manejo e a gestão de qualidade aplicadas no processo da sua cadeia produtiva; A indústria de insumos na produção de camarão cultivado no Brasil; Processamento industrial: garantia de qualidade na elaboração e agregação de valor no camarão brasileiro; e Camarão cultivado: produtos industrializados e desenvolvidos para o mercado interno, com apresentação diferenciada e agregação de valor.
No da 19 de setembro, o Seminário Seafood D, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA), enfocará: A análise de resíduos como agregação de valor ao produto; Sistemas de recirculação com aquaponia e filtros rizosféricos; Código de conduta para aqüicultura; Boas práticas de manejo de organismos aquáticos; Reprodução de espécies marinhas como forma de repovoamento e produção de formas juvenis para cultivo; A ração e seu impacto econômico e ambiental; e Doenças bacterianas em criações intensivas de tilápias: impacto econômico e perspectiva do uso de produtos veterinários específicos para a atividade.
As três faces para o sucesso na gastronomia será o tema central do Simpósio Seafood, no dia 18, organizado pela Associação Brasileira de Compradores de Hotéis e Restaurantes (ABRACOHR) e constituído pelas seguintes apresentações: Comprar: o toque mágico; Segredos da culinária oriental; e A nutricionista e o bem-estar.
Os valores das inscrições para os eventos e outras informações sobre a importante Feira brasileira são obtidos no endereço eletrônico: www.seafood.com.br