Apta participa do Conexidades 2024 com Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde e Programa Rotas Rurais

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) estará presente no Conexidades 2024, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, ao lado de outras coordenadorias e programas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Entre os dias 5 e 7 de junho, a equipe do Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, constituído por instituições públicas de ensino e pesquisa, como o Instituto de Pesca (IP-Apta); Instituto Oceanográfico (USP); Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), marcará presença no evento.

Com a missão de fomentar o consumo de proteína aquática, o Núcleo estará no estande da Secretaria de Agricultura trazendo sua expertise sobre os benefícios nutricionais do pescado para saúde e sua proposta de inclusão do pescado na alimentação escolar dos estudantes dos municípios paulistas, para variar o cardápio, incluindo um alimento rico nutricionalmente com vista a desenvolver o hábito de consumo e auxiliar no desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de pescado pelo menos duas vezes por semana, sendo 12kg de pescado por habitante/ano. Hoje o pescado entra no cardápio da alimentação escolar de uma a duas vezes ao mês em forma de enlatados, como sardinha e atum ou filé de peixe congelado e importado. De acordo com a equipe de Núcleo, a alimentação escolar deveria ofertar peixe uma vez por semana, o que beneficiaria em muito os estudantes, já que se trata de uma proteína rica em vitaminas e aminoácidos essenciais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É importante a inclusão de várias formas de apresentação sem espinhas, com vistas à redução de custos, e de mais de uma espécie nos editais, para que não haja problemas de fornecimento, além de variar o cardápio, a textura e o sabor do preparo com pescado.

Para a coordenadora de comunicação do Núcleo e diretora-geral do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva, “a participação do Núcleo no Conexidades 2024 reflete nosso compromisso contínuo em resolver problemas e desafios enfrentados pelo Estado de São Paulo por meio da pesquisa aplicada e da divulgação científica”. Já a pesquisadora e nutricionista do Núcleo, Jéssica Levy, diz que “este é um momento importante junto à sociedade para compartilhar conhecimento, trocar experiências e reforçar a importância da inclusão do pescado na alimentação de todos e, sobretudo, na escolar, como uma estratégia de promoção de saúde por meio de uma alimentação segura e saudável”.

A equipe convida todos a visitarem o estande e a conhecerem mais sobre as iniciativas do Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, para que juntos possam promover uma alimentação mais saudável e sustentável para as futuras gerações.

Rotas Rurais leva endereço à população do campo

O Programa Rotas Rurais, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), também estará presente na edição de 2024 do Conexidades. Com foco nas áreas rurais do estado de SP, o Programa leva tecnologias da informação e de geolocalização para promover integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo, por meio de uma plataforma de acesso remoto compartilhada com os municípios do estado. As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitem a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, promovendo a mobilidade, conectividade, segurança, educação, saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social. Até o momento já são mais de 300 mil propriedades geolocalizadas e 57 mil km de vias rurais mapeadas em todo estado. No evento, a equipe do Rotas Rurais entregará endereços para produtores e dará orientação para prefeituras e demais orgãos municipais e estaduais para utilização da Plataforma e realização de convênio com o Programa.

"Estou muito feliz com a participação dos Institutos de Pesca e Economia Agrícola, que compõem a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, em mais essa edição do Conexidades. Acredito que esta é uma oportunidade excepcional para compartilharmos nossos estudos e pesquisas e termos troca de experiências entre gestores públicos, empresários e a sociedade civil, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios que tocam as áreas rurais das cidades. Para mim, este evento é essencial não apenas para o intercâmbio de conhecimento, mas também para fortalecer as parcerias que são cruciais para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica no setor agropecuário", salienta Carlos Nabil Ghobril, coordenador da Apta.

Conexidades 2024

Data: 04 a 08 de junho de 2024