Apta leva cultivares melhoradas e palestras científicas para as festas do Bunkyo e do Gengibre

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, participou por meio dos seus institutos de pesquisas, das festas do Gengibre, que aconteceu em Tapiraí, e Bunkyo, realizada em São Roque. A Apta aproveitou essas festas tradicionais, que celebraram a cultura e a produção agrícola locais, para evidenciar os avanços tecnológicos e as pesquisas desenvolvidas para práticas agrícolas que contribuam para a performance da produtividade e produção sustentável das culturas na região.

Para o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, a presença dos institutos da Apta e seus pesquisadores nesses eventos é uma oportunidade única. “Estarmos presentes com nossos estandes dos institutos de pesquisas e podermos contribuir com palestras científicas, compartilhando conhecimento de ponta nos traz grande satisfação", ressaltou Nabil.

Na 19ª Expogengibre/39ª Feira Agrícola, o Instituto Agronômico (IAC-Apta), vinculado à Apta, apresentou cultivares IAC de batata-doce e batata, além de tecnologias para o cultivo de plantas aromáticas, medicinais e palmito cultivado. As pesquisadoras do IAC-Apta, Eliane Gomes Fabri e Lilian Cristina Anefalos, realizaram ainda a palestra "Fortalecimento Tecnológico da Cadeia Produtiva do Gengibre no Município de Tapiraí-SP". As pesquisadoras também participaram da comissão técnica para a seleção dos cinco melhores gengibres produzidos pelos agricultores locais e de um bate-papo com produtores de gengibre, onde foram abordados estudos sobre o cultivo do gengibre, técnicas de manejo integrado de pragas e doenças, e métodos para aumentar a produtividade e a qualidade do produto, onde houve ainda a presença dos pesquisadores Afonso Peche e Hamilton Ramos.

No Expo Agro Bunkyo, que está na 27ª edição e comemora os 116 anos da imigração japonesa no Brasil, a Apta esteve presente com estande e pesquisadores da Apta Regional de São Roque e Instituto Agronômico (IAC-Apta), as Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati), de Segurança Alimentar (Cosali), Fundação Institutos de Terras (Itesp), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Durante o evento, os institutos da APTA mostrou as pesquisas e técnicas de cultivo sustentável, manejo de solo, controle biológico de pragas, eficiência no uso de recursos hídricos e a introdução de novas variedades de frutas e hortaliças adaptadas ao clima da região.

Sobre a APTA

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) é o órgão responsável por coordenar as atividades de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em sua estrutura estão presentes sete Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), com unidades distribuídas por todas as regiões do estado: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.