Na Fispal 2008, ITAL-APTA coordena simpósio sobre tendências em alimentos e bebidas
Data da postagem: 28 Maio 2008
Por Leila Rinaldi Ming
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, coordena o II Simpósio Internacional de Processamento de Alimentos e Bebidas, que vai acontecer entre os dias 3 e 6 de junho durante a edição 2008 da Fispal Tecnologia, na capital paulista.
O evento terá como foco as oportunidades de negócios e as tendências do mercado e vai abordar quatro subitens: bebidas, snacks, embalagem e logística. Os temas foram escolhidos em razão do desenvolvimento observado nestes mercados, diz Luis Madi, diretor do ITAL e coordenador do evento. O mercado de bebidas, por exemplo, é o que mais cresce no Brasil em todas as classes. Ele lembra que, hoje em dia, já se encontra uma variedade muito grande de produtos. Isto é recente, pois antes o Brasil era apenas o país do chá, do café e do suco de laranja. O direcionamento para os mercados populares também é importante, pois há o registro de um crescimento significativo de consumo pelas classes C e D.
As bebidas para mercados populares serão justamente tópicos do primeiro dia do Simpósio. Uma parceria inédita entre o ITAL e a Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos (ABEA) vai levar à Fispal Tecnologia profissionais que vão discutir o assunto, assim como tecnologias e ingredientes relacionados a ele.
Ainda no primeiro dia, a inovação tecnológica como fator de competitividade será abordada pelo diretor de Novos Negócios da DRS Consultoria Empresarial, Marcus Canto. Ele mostrará um conjunto de argumentos que evidenciam a importância da inovação para empresas que desejam aumentar sua competitividade no mercado, citando cases e explicando os incentivos fiscais de estímulo à inovação, hoje oferecidos às empresas nacionais.
Já o segundo dia, o Simpósio abordará o tema Snacks no Brasil e no Mundo, realizado com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (ABICAB). A importância do tema, segundo Madi, explica-se pelo fato de o Brasil ser o maior exportador desse tipo de produto e ter um grande potencial competitivo em relação ao mercado externo, por conta da qualidade de seus produtos. O amendoim, por exemplo, que no passado foi extremamente combatido por conta de toxinas, com a qualidade de tratamento que recebe hoje, passa a ser um produto valorizado e estratégico para o País.
As embalagens também estão em destaque na pauta do Simpósio, com foco em gestão estratégica e sustentabilidade, com o desenvolvimento de sistemas de eco-design. Esta é a principal tendência desse mercado. A embalagem deixa de ser vilã para o meio ambiente a partir desses novos conceitos relacionados à sua produção, explica Madi.
O tema A Embalagem amiga do Meio Ambiente será tratado pelo professor Fábio Mestriner, coordenador de curso da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e um dos palestrantes do terceiro dia do Simpósio. Para ele, o assunto ganha importância quando se observa a rápida evolução do conceito ao longo dos últimos anos. Inicialmente, as embalagens eram desenvolvidas com as funções de conter, armazenar e transportar. Ao longo do tempo, foram incorporando outras, tais como identificar o fabricante e o produto. Após a revolução industrial, foi preciso também embelezar o produto, dando-se nova função para a embalagem. Quando surgiram os supermercados, passou também a apresentar, informar e vender. Hoje, entre as novidades, ela incorporou ainda mais funções, como de marketing, fazendo a integração com propaganda.
A importância da logística no mercado de alimentos e bebidas será o tema do último dia do Simpósio. Organizado pela Revista LogWeb, mídia oficial deste setor na Fispal Tecnologia, o tema inclui a exposição de cases da área de logística e palestra sobre o gerenciamento de risco no transporte de carga.
A 24ª Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas - Fispal Tecnologia 2008 será realizada no Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo SP, das 11h às 20h.
Mais informações podem ser encontradas nos sites www.ital.sp.gov.br e
http://www.fispal.com/main.asp?m=3&l=ptb.
Assessoria de Comunicação Social da APTA
(19) 3743.1757 (ITAL Campinas)
(11) 5067-0424 (Gabinete APTA)