Encontro reúne pesquisa e extensão rural da Alta Paulista e Médio Paranapanema

Fazer um diagnóstico das principais cadeias produtivas desenvolvidas nas regiões de Assis, Ourinhos, Dracena e Tupã e apresentar pesquisas e tecnologias disponíveis são os objetivos do Encontro Regional que acontece no dia 4 de novembro, a partir das 8h30, em Assis (SP).  Esse evento reúne conselhos regionais e municipais de desenvolvimento rural sustentável, produtores rurais organizados em cooperativas e associações, extensionistas e pesquisadores. É uma ação que tem por foco a integração entre os representantes do agronegócio para debate e elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Alceu de Arruda Veiga Filho, diretor dos pólos da APTA, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, explica que a intenção é tornar disponíveis os resultados de pesquisas e as tecnologias geradas para os agentes das principais cadeias de produção do agronegócio regional.
Para o diretor do Pólo Médio Paranapanema, Ricardo Kanthack, o encontro visa consolidar as ações e a integração entre a APTA e a CATI para que a região usufrua de maneira efetiva dos trabalhos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.  Dessa forma, busca-se contribuir com o desenvolvimento regional, a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade socioeconômica.
Já para Mário Eduardo Fumes, assessor técnico da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), responsável pelo planejamento local, regional e conselhos, esse evento é muito importante no sentido de promover a interação entre os representantes do agronegócio dessas regiões. Também permite debater os Planos Municipais e Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável, que foram elaborados de forma participativa e tiveram suas diretrizes transformadas em projetos, programas e ações a serem discutidos e propostas de pesquisas a serem realizadas de forma integrada.
Mauricio Perissinotto, assessor de gestão para o fortalecimento das cadeias produtivas da CATI, destaca que esse tipo de evento possibilita um debate entre representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, extensionistas e pesquisadores, com representantes dos produtores rurais, visando a um estreitamento do relacionamento interinstitucional e também à elaboração de programas e projetos de pesquisas que atendam os planejamentos locais e regionais.
O encontro é promovido pela APTA, por meio do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (DDD), e pela CATI, vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP).
Além de apresentação de palestras, o seminário terá caráter participativo, com formação de grupos de trabalho e apresentação dos resultados no final, e acontece na sede do Pólo Médio Paranapanema – Rodovia SP 333 (Assis Marília), km 397. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3321-2026 e 3321-1663 ou pelo e-mail pamelasantos@apta.sp.gov.br.

Acesse Álbum de fotos do Encontro

CATI - Assessoria de Imprensa
Suzete Rodrigues / Nathália Sena
assessoria.imprensa@cati.sp.gov.br; fones: (19) 3242-2600 - 3743-3715; celular: (19) 9685-1512