Unidade de pesquisa avícola do Instituto Biológico recebe coordenadoria da Apta

Em passagem por Bastos, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil Ghobril, pode acompanhar as atividades desenvolvidas no Laboratório Regional de Pesquisa em Sanidade Avícola, vinculado ao Centro Avançado de Pesquisa Avícola do Instituto Biológico (IB-Apta), que está situado em uma região estratégica no Estado de São Paulo por ser considerada o maior polo avícola do país.

Desde a década de 1960, Bastos é conhecida como a “Capital do Ovo”, sendo responsável por 25% da produção de ovos do Estado de São Paulo e 11% do Brasil, com uma produção diária de aproximadamente 12 milhões de ovos. O Laboratório Regional de Pesquisa em Sanidade Avícola é fruto de um convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Bastos, e desempenha um papel crucial no suporte à produção avícola da região.

Durante a visita, Carlos Nabil destacou a importância do laboratório, que se especializa em patologia avícola e bromatologia, atendendo avicultores, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos da região. "A excelência e a dedicação deste laboratório são fundamentais para assegurar a sanidade e a qualidade da produção avícola de Bastos, que tem um impacto significativo tanto no mercado estadual quanto nacional", afirmou Nabil.

nabil ovo

O Laboratório Regional de Pesquisa em Sanidade Avícola desempenha diversas atribuições essenciais, incluindo:

● Realização de pesquisas em doenças das aves de postura;
● Prestação de assessoria técnico-científica e higiênico-sanitária para avicultores;

Fornecimento de serviços técnicos especializados para o diagnóstico de patologias avícolas, incluindo aquelas de interesse em Programas Sanitários oficiais ou de relevância técnico-científica;

● Execução de exames bromatológicos em alimentação animal;
● Realização de análises para o controle de qualidade da água de granjas;
● Monitoramento epidemiológico em sanidade avícola.

Estas atividades garantem que a produção avícola da região seja sustentável, segura e de alta qualidade, beneficiando não apenas os produtores locais, mas também os consumidores em todo o Brasil.

Acesse o site do laboratório, clicando aqui.

Janete Galbiati

Assessoria de Imprensa Apta