Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde participa do Conexidades 2024

O Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, coordenado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, em co-execução com o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Universidade de Mogi das Cruzes e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participou do 7º Conexidades 2024, evento de eficiência e inovação para transformar cidades, ocorrido entre os dias 04 e 08 de junho, na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Comprometido com a promoção do consumo de pescado e sua importância para a saúde, a equipe do Núcleo esteve presente nos dias 05 e 06 de junho, no estande da Secretaria, e aproveitou a oportunidade para apresentar sua missão e suas propostas inovadoras. Além de divulgar a importância do consumo de pescado para uma dieta saudável, o Núcleo apresentou ao público a proposta de inclusão de pescado na merenda escolar de estudantes de municípios paulistas, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda tal consumo pelo menos duas vezes por semana, sendo 12kg de pescado por habitante/ano.

Para a pesquisadora científica e nutricionista do Núcleo, Jéssica Levy, “a receptividade do público em relação à nossa proposta de aumentar a frequência e variedade de oferta de peixes na alimentação escolar foi surpreendente! Estamos convictos de que essa iniciativa pode trazer benefícios significativos para a saúde e o desenvolvimento das crianças em todo o estado de São Paulo".

Durante o evento, Jéssica e a diretora de Comunicação Científica do Instituto de Pesca, Gabriela Souza, fizeram contato com diversos visitantes de todas as regiões do Estado, incluindo representantes de prefeituras e secretarias municipais, que acolheram com grande interesse a proposta apresentada.

"O evento Conexidades 2024 foi uma excelente oportunidade de novas conexões e maior visibilidade para o Núcleo, além de estreitar laços com a comunidade e com instituições público-privadas, a fim de estabelecer parcerias com diferentes atores interessados na promoção da saúde e do bem-estar de todos, por meio do consumo consciente de pescado", celebra Gabriela.

Informações à imprensa

Instituto de Pesca