São Paulo: feira em Holambra propicia negócios a floricultores gaúchos
Data da postagem: 22 Junho 2007
Os empreendimentos, que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de Flores do Vale do Caí e dos Sinos, divulgaram a marca gaúcha Entreflores, mostrando seus produtos e ampliando, assim, suas redes de contatos. A exposição é o maior evento sobre horticultura na América Latina.
O grupo participou da exposição com incentivo do Sebrae/RS, por meio do programa "Juntos para Competir", desenvolvido em parceria com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O programa busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e derivados.
As empresas Ravenala Plantas (de São Sebastião do Caí), Casa da Flor (de Novo Hamburgo), Floratech Comércio e Produção Vegetal Ltda. (de Porto Alegre), Beifiur Ltda. (de Garibaldi), Bella Fibra Indústria e Comércio de Artefatos em Fibras de Coco (de Nova Santa Rita) e Ibem Indústria de Plásticos Ltda. (de Portão) representaram o APL de Flores do Vale do Caí e dos Sinos no estande da Hortitec.
"Para os proprietários das micro e pequenas empresas que fizeram circular a marca Entreflores na exposição, a Hortitec oportunizou conhecer as novidades sobre insumos para floricultura e horticultura, motivando-os a desenvolver cada vez mais seus negócios", destaca a gestora do APL, Maria Anunziata Laitano Mirabelli.
A exposição contou com cerca de 300 expositores, nacionais e internacionais, e um público visitante de mais de 20 mil pessoas nos seus quatro dias. Visitaram a feira profissionais do ramo da floricultura, horticultura e da agricultura.
De acordo com o empreendedor Itamar Bueno, proprietário da Ibem Indústria de Plásticos Ltda., que participou do grupo gaúcho na Hortitec, foi possível ter "uma ampla visão de outros mercados, principalmente do Nordeste, carente dos artigos que a empresa produz". A indústria lança com exclusividade, até o fim de julho deste ano, potes de plásticos de grandes tamanhos que ainda não existem no mercado brasileiro, para o acondicionamento de flores e plantas.
Para o produtor Pedro Jacir Holdefer, proprietário da Ravenala Plantas Ornamentais, a Hortitec proporcionou contatos diretos, para uma futura negociação com empreendedores de estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pará, com os quais antes ele não tinha acesso, principalmente em razão da distância. O empresário está há 30 anos no ramo da floricultura. (fonte: Agência Sebrae)