Data da postagem: 27 Abril 2007
O ITAL participou, entre os dias 24 e 26 de abril, da 4ª TecnoLáctea & Sorvetes, considerada o maior evento dirigido à indústria de lácteos. Pela primeira vez, foi agregado à feira o sorvete, o que possibilitou a reunião das principais entidades do setor. Paralelamente, foram realizados, ainda, simpósios e cursos técnicos.
A participação do Instituto na feira foi um dos resultados de seu convênio com a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS), firmada em dezembro de 2006. Assim, o ITAL esteve presente tanto no stand da Abis quanto no Simpósio de Tecnologia de Laticínios e Sorvetes.
O pesquisador do ITAL, Airton Vialta, que ministrou no simpósio uma palestra sobre a importância da pesquisa aplicada no desenvolvimento de produtos lácteos e sorvetes, fala da relevância para o Instituto de participar deste tipo de evento. É uma oportunidade de falar o que fazemos, de ouvir coisas novas, de nos atualizarmos e fazermos contatos. E, nas feiras, é possível encontrar as pessoas da cadeia da área que está sendo exposta, ressalta.
A feiras são muito boas para negociação e divulgação, mas, principalmente, as feiras direcionadas. O pessoal do setor de sorvete, por exemplo, veio em massa, completa o presidente da ABIS, Eduardo Weisberg.
Parceria ITAL-ABIS
A participação conjunta no evento foi apenas uma das ações planejadas para a parceria do Instituto com a Associação, formalizada em dezembro de 2006. A união com associações é, inclusive, uma importante forma de trabalho para o ITAL. O ITAL, desde que começou a estreitar o relacionamento com o setor privado, percebeu a importância da parceria com as associações, já que elas congregam quase todas as partes de um segmento. É, portanto, onde você tem mais rapidamente o retrato de um setor. O trabalho com elas, por esse caráter coletivo, é estratégico, diz Vialta.
Os próximos planos para a parceria incluem a construção de uma planta piloto para a produção de sorvetes no Instituto, o treinamento para a formação de mestres sorveteiros e o desenvolvimento de novos produtos. Junto ao ITAL, também temos o projeto de desenvolver um sorvete enriquecido com ferro, cálcio e vitaminas para várias faixas etárias e utilizá-lo na merenda escolar, conta Weisberg.
Selo Abis de Qualidade
Entre os planos da Abis, que conta com o apoio do ITAL para realizá-los, ocupam lugar central dois pontos fundamentais: a mudança da imagem do sorvete de guloseima ou alimento supérfluo para sua visão como alimento e a ampliação da qualidade do setor.
Especialmente nesse segundo aspecto atua o Selo Abis de Qualidade, que foi instituído em 2003 com o objetivo de diferenciar as empresas que estão procurando melhorar sua qualidade. O selo vem para proporcionar uma melhor qualidade do produto sorvete para os consumidores, principalmente em relação às qualidades higiênico sanitárias. É um diferencial competitivo, que faz progredir as empresas que o adotam, explica o técnico da Abis Edson Gonçalo.
Ainda nesse sentido, a formação de mestres sorveteiros vai proporcionar uma maior especialização dos profissionais que atuam no setor, que possui enorme potencial de crescimento no País. E o ITAL pretende acompanhar este caminho. Essa parceria vai transformar o sorvete em uma área muito importante de trabalho do Instituto. Estamos acreditando nisso e trabalhando para isso, conclui Vialta.
Material produzido pela Assessoria de Comunicação
Foto: Antônio Carriero
Mais informações: 19.3743.1757