bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto Biológico inaugura laboratório de nível de segurança 3

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA), inaugura laboratório de nível de segurança 3, em 25 de maio de 2016, às 9h, na Sede do instituto, em São Paulo, Capital. O NB3 tem a finalidade de manipular agentes etiológicos que oferecem risco a saúde humana e animal, como os causadores do mormo e estomatite vesicular. O laboratório cumpre os requisitos de Segurança Biológica Nível 3, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O IB desenvolve atividades de pesquisa e rotina voltadas a análises laboratoriais para confirmação diagnóstica, monitoramento e certificação de produtos animais. Este é o único do Estado de São Paulo e um dos poucos do País da área animal a ter esse nível de segurança. O laboratório do IB será fundamental para o apoio e a execução dos programas sanitários brasileiro contribuindo para as operações de comércio nacional e internacional.
Segundo o diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho, o NB3 permite trabalhar com nível de segurança adequado aos agentes etiológicos de elevado interesse para a agropecuária paulista e nacional. “Ele possibilita uma ação mais rápida na área de defesa agropecuária. Serão feitos em até 48 horas atendimentos emergenciais para identificação de doenças que impactam o agronegócio brasileiro”, afirma. Em situações normais essas análises são feitas em cinco dias úteis, aproximadamente.
“Essa instalação estratégica NB3 permite a manipulação segura de materiais biológicos de origem animal e evita escape de micro-organismos que acarretam doenças sérias aos indivíduos. Esse nível de segurança impede ainda o escape desses agentes que poderiam colocar em risco a comunidade com a exposição por inalação”, afirma Maristela Pituco, pesquisadora do IB.
O governo do Estado de São Paulo investiu R$ 2 milhões, aproximadamente, para implantação do NB3 no Instituto Biológico. “Certamente o Estado de São Paulo terá retorno desse investimento, seja ele direto ou indireto. A credibilidade de laboratórios de diagnóstico veterinário poderá repercutir na credibilidade da comercialização internacional de commodities animais, importantes na balança comercial brasileira, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 
Outros lançamentos
O Instituto Biológico lança durante o evento o Guia de Sanidade Vegetal, ferramenta de pesquisa usada para obtenção de informações dos problemas fitossanitários. A ferramenta estará disponível pela consulta no site do IB no www.biologico.sp.gov.br.
O Guia poderá ser utilizado por estudantes, pesquisadores, técnicos e produtores rurais para identificação de problemas fitossanitários, por meio de fotos e legendas com a descrição dos sintomas e danos. “Os dados serão constantemente atualizados e corrigidos, quando necessários, em caso de mudança na nomenclatura e forma de manejo”, afirma Josiane Takassaki Ferrari, pesquisadora do IB. Um pré-lançamento do Guia foi feito pelo instituto durante o curso de habilitação para Certificação Fitossanitária de Origem, no início de maio de 2016. Na ocasião, os técnicos participantes do curso aprovaram a ferramenta desenvolvida pelo Instituto Biológico.
O instituto de pesquisa paulista também lançará no dia 25 de maio de 2016 o novo site do Planeta Inseto, exposição do Museu do Instituto Biológico, que transfere conhecimento de como os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente de forma lúdica.
Serão lançadas ainda as apostilas do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) do IB e os vídeos e apostilas do “Tecnologia Sustentável”, para transferência de informações em controle biológico de pragas e doenças.
SERVIÇO
Inauguração do laboratório NB3

Data: 25 de maio de 2016
Horário: 9h
Local: Sede do Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo (SP)
Por Fernanda Domiciano
Mais informações
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)

Notícias por Ano