Data da postagem: 30 Março 2009
A produção de tilápia em tanques-rede em represa rural é o tema do Seminário e Dia de Campo em Piscicultura que acontece no sábado, 4 de abril, a partir das 8 horas em Monte Alegre do Sul (SP). O evento é realizado pelo Pólo Regional Leste Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e pela Embrapa Meio Ambiente, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com o apoio as empresas Guabi Pirá e Bayer.
A idéia é estimular a criação de peixes em tanques-rede de pequeno volume em represas rurais, diz o pesquisador João Donato Scorvo Filho, um dos coordenadores do evento. O seminário/dia de campo é destinado a técnicos, profissionais liberais e produtores rurais envolvidos com piscicultura ou que tenham interesse em desenvolver suas potencialidades no âmbito da gestão de empreendimentos com criação de peixes.
Para se ter uma idéia do potencial da atividade, o Estado de São Paulo tem mais de um milhão de hectares em áreas alagadas continentais, que poderiam de alguma forma ser utilizados com aquicultura, estima João Scorvo Filho.
O evento vai abordar temas como manejos criatório em tanques-rede, alimentar e hídrico, bem como higiene na produção de peixes e controle de ectoparasitas. Também serão apresentados os resultados mais recentes de experimentos conduzidos no Pólo Regional Leste Paulista. Na parte prática, serão realizadas dinâmicas de grupo sobre as rotinas da atividade.
Segundo Scorvo Filho, São Paulo produziu 64,5 mil toneladas de pescado (pesca e aquicultura) em 2006, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Desse total, 33,2% (ou 21,4 mil toneladas) são originários da aqüicultura, enquanto os outros 66,8% decorrem da pesca (marinha e continental).
Já a produção paulista de tilápias atingiu 10,1 mil toneladas (equivalente a R$ 24,23 milhões), o que representa 47,2% da aqüicultura e 15,6% do total. A produção brasileira foi estimada em 71,25 mil toneladas (correspondente a R$ 195,95 milhões).
SERVIÇO:
Seminário e Dia de Campo em Piscicultura A produção da tilápia em tanques-rede em represa rural
Data: 4 de abril, das 8h00 às 18h00
Coordenação: Alceu Donadelli, Célia Maria Doriá Frascá e João Donato Scorvo Filho (Pólo Regional Leste Paulista/APTA); Júlio Ferraz de Queiroz, Marcos Eliseu Losekann e Roberto Cesnik (Embrapa Meio Ambiente).
Número de Vagas: 40
Local: Pólo Regional Leste Paulista/APTA (antiga Fazenda Experimental) em Monte Alegre do Sul
Informações: (19) 3899-1022/1286
PROGRAMAÇÃO
Seminário
8h00 Inscrição
8h30 Café da manhã
8h45 Abertura - Paulo Rogério de Oliveira Palma, Diretor do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento, e Christine Laganá, Diretora do Pólo Regional Leste Paulista/APTA
09h00 Manejo criatório em tanques-rede - João D. Scorvo Filho, Pesquisador do Pólo Regional Leste Paulista/APTA
.
9h30 Manejo Alimentar: Importância do uso racional das rações - :João Manoel Alves, Gerente de Produtos da Guabi Alimentos S.A.
10h00 Manejo hídrico: Rotinas de Monitoramento - Júlio Queiroz, Pesquisador da EMBRAPA Meio Ambiente
10h30 Higiene na produção de peixes e ectoparasitas - Delton Pereira, Técnico da Bayer S.A.
11h00 Apresentação dos resultados obtidos nos ensaio sobre a criação de tilápias em tanques-rede em represa rural no Pólo Leste Paulista Pesquisadores Célia M.D. Frascá Scorvo e Alceu Donadelli
12h00 14h00 - Intervalo para almoço
Dia de Campo
14h00 Dinâmica de Grupo sobre as rotinas de: alimentação, manejo hídrico, biometrias e aplicação dos produtos da Bayer S.A.
16h00 Intervalo para café.
16h15 Debate com os participantes.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio/Adriana Nascimento
(11) 5067-0424
Cleide Elizeu
(19) 3231-3260