PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE PESCA REALIZA PRIMEIRO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Data da postagem: 18 Fevereiro 2006
O primeiro exame de qualificação do Programa de Pós-graduação do Instituto de Pesca foi realizado no dia 28 de junho p.p. e representa uma dupla vitória: para o pós-graduando envolvido e para o próprio Programa de Pós-graduação, já que ambos foram testados e aprovados no mesmo momento. A conclusão dessa primeira etapa traz, para todos os que aceitaram o desafio de criar e conduzir um programa institucional de pós-graduação com os pré-requisitos e a qualidade exigidos pela CAPES, a certeza de que o Instituto de Pesca está prestes a disponibilizar, em fluxo contínuo, profissionais especializados, aptos a assumir responsabilidades em diferentes pontos da cadeia produtiva do pescado, contribuindo para um upgrade do setor, como agente gerador de bens sociais e econômicos.
O pós-graduando Bruno Sampaio SantAnna apresentou o trabalho Época reprodutiva e o fenômeno da andada do caranguejo Ucides cordatus (Linnaeus, 1763), em Iguape, SP, Brasil, realizado sob a orientação do Prof. Dr. Evandro Severino Rodrigues.
O exame de qualificação é um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre e precede a defesa pública da dissertação. No caso do Programa do Instituto de Pesca, o trabalho julgado no exame de qualificação deve ser originário da dissertação de Mestrado e apresentado sob a forma de aula expositiva. A Comissão julgadora avalia o aluno sob o ponto de vista da sua capacidade de comunicação e da qualidade do conjunto apresentado (metodologia, dados e interpretações).
A Coordenação do Programa informa que o próximo exame de seleção para o Pós-graduação em Aqüicultura e Pesca será realizado em março de 2007 e mais informações podem ser obtidas no link correspondente à pós-graduação, nesta página do Instituto de Pesca: www.pesca.sp.gov.br