II Workshop da Cachaça Paulista discute agregação de valor e mercado
Data da postagem: 26 Agosto 2008
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove no dia 29 de agosto, em Piracicaba (SP), o II Workshop Cachaça Paulista: valorização e mercado. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça de Alambique (GECCA), coordenado pela APTA, e tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O objetivo do workshop é discutir legislação, tributação, mercado e indicação geográfica para a cachaça, bem como sensibilizar os agentes da cadeia de produção sobre a importância das pesquisas, tanto para a melhoria da qualidade quanto das novas oportunidades de negócios, diz a pesquisadora Adriana Verdi, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), que participa do projeto e do grupo GECCA. O evento é destinado a produtores, empresas, pesquisadores e demais interessados no assunto.
O workshop, que encerra a primeira fase do Programa de Revitalização e Capacitação da Produção de Cachaça de Alambique Paulista, financiado pela FAPESP, contará com palestras de pesquisadores envolvidos com o projeto e convidados das instituições parceiras e debates com representantes de casos de sucesso, além de exposição de amostras das cachaças produzidas em São Paulo.
A inscrição, gratuita, poderá ser feita pelo fax (019) 3421-5196 ou por correspondência enviada para o Pólo APTA Centro Sul, Rod. SP 127, km 30 - CP: 28, CEP: 13.412-000 Piracicaba (SP).
GECCA
O GECCA foi constituído por pesquisadores dos Pólos APTA Centro Sul, Centro Oeste e Leste Paulista e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), com o objetivo de unir conhecimentos e desenvolver um trabalho multidisciplinar para atender às demandas das principais regiões produtoras de cachaça do Estado de São Paulo. Conta ainda a parceria de universidades, prefeituras e associações de produtores.
O GECCA é coordenado pela pesquisadora Celina M. Henrique, do Pólo APTA Centro Sul. Realiza reuniões mensais, para discussão técnica e científica da situação da cadeia da cachaça, e promove estudos bibliográficos e debates para atualizações de conhecimentos e visitas técnicas aos produtores. Além disso, participa de feiras e exposições relacionadas ao setor, com destaque para a organização do estande na Feira Brasil Cachaça 2008.
José Venâncio de Resende/Maitê Laranjeira da Silva
Assessoria de Comunicação
(11) 5067-0424/0435 (Gabinete da APTA)
(19) 3743-1679 (APTA Campinas)