APTA reúne ações de pesquisa em agricultura familiar
Data da postagem: 30 Julho 2008
Por Cleide Elizeu e Renan Flud
Dois encontros, em maio e julho em Campinas, discutiram as ações em andamento na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o objetivo de institucionalizar o tema agricultura familiar, por meio do Programa Estratégico de Organização do Espaço Rural e Periurbano. A APTA está implantando uma estratégia de integração dos pesquisadores envolvidos com assunto, por meio de reuniões voltadas à discussão de resultados de pesquisa; fomento de novos estudos; e aprimoramento das metodologias de pesquisa participativa.
No primeiro encontro, dia 30 de maio, a proposta de política federal e estadual para a agricultura familiar foi o tema de palestra da professora Marly Teresinha Pereira, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Ela também é Assessora Técnica do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretária Executiva do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF).
No encontro, decidiu-se institucionalizar a iniciativa da pesquisadora Yara Maria Chagas de Carvalho, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), de criação de uma rede virtual para articulação dos pesquisadores da APTA interessados em trabalhar com agricultura familiar. Essa rede virtual visa estimular o contato permanente e a integração do maior número possível de pesquisadores, de maneira a refletir sobre a especificidade do público que se quer atingir e promover condições para o debate e troca de informações sobre o tema, além de estimular a formação de grupos de trabalho e parcerias em novos projetos conjuntos. O interessado em participar da rede virtual de discussão deve enviar e-mail para yacarvalho@iea.sp.gov.br .
Logo após o primeiro encontro, aconteceu em Olinda (PE) a 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cujo objetivo era formular a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais do país. Na ocasião, a APTA foi representada pelas pesquisadoras Cristina Fachini (DGEAPTA); Yara M. Chagas de Carvalho (IEA-APTA); Cleusa Mantovanni (IB-APTA); Daniela Castellani (Pólo APTA Noroeste Paulista), Sandra M. Pereira da Silva (Pólo APTA do Vale do Paraíba) e Andréia L. M. Duarte (Pólo APTA Alta Sorocabana). No caso dos Pólos, foram escolhidos aqueles que se localizam em áreas definidas como territórios pelo MDA.
Segundo encontro
No dia 2 de julho, foi realizado o segundo encontro, também em Campinas, quando se discutiram as características particulares da agricultura familiar. A pesquisadora e articuladora da rede de pesquisadores Yara M. Chagas de Carvalho (IEA-APTA) fez uma apresentação na qual abordou a questão conceitual teórica e política da agricultura familiar. Durante o debate, identificou-se a necessidade de prosseguir a discussão, encaminhada ao grupo virtual. Também decidiu-se pela realização de uma pesquisa virtual, com perguntas fechadas e abertas, sobre as características do agricultor familiar, com base na experiência dos pesquisadores que atuam na área.
Durante o encontro, a pesquisadora Cristina Fachini apresentou o edital do MDA, que tem como objetivo apoiar projetos voltados à Produção de Tecnologias de Conhecimentos Apropriados e de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar. Este edital é especifico para as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAS), devendo ser lançado neste dia 28 de julho no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (www.cnpq.br).
O terceiro encontro deverá abordar os projetos de pesquisa sobre agricultura familiar em desenvolvimento no âmbito da APTA. A novidade é que a reunião deverá ser realizada num dos Pólos APTA que possuem pesquisas em andamento sobre o assunto.
Segunda edição
Como parte deste processo, está em andamento a elaboração da segunda edição da revista Tecnologia & Inovação Agropecuária, da APTA, cujo tema é Agricultura Familiar, prevista para ser lançada em novembro próximo.
Assessoria de Comunicação Social
(11) 5067-0424 (Gabinete da APTA)
(19) 3743-1679 (APTA Campinas)