Data da postagem: 12 Janeiro 2009
O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, atingiu, em 2008, a meta de 100% de partidas de antígenos e tuberculinas aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Isto equivale a 2 milhões de doses desses insumos veterinários para pecuária bovina produzidas e submetidas ao MAPA.
O resultado superou a meta do programa de qualidade do Laboratório de Produção de Imunobiológicos, que era de 90% de partidas aprovadas, segundo o diretor do Biológico Antonio Batista Filho. Essa conquista deve ser creditada ao investimento realizado na modernização do Laboratório, através do Programa Risco Sanitário Zero, e na aplicação de novos procedimentos com a certificação da Unidade pela norma 9001:2000, que resultou em nova postura dos funcionários, traduzida em maior eficiência e competência.
Para se ter ideia do ganho de eficiência, em 2006, foram produzidas 1,9 milhão de doses e liberadas (aprovadas) pelo MAPA 1,58 milhão de doses desses insumos, diz Batista. Cada dose atende 1 animal. Portanto, a produção atinge 2 milhões de animais bovinos.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424