IEA promove curso de aperfeiçoamento em comercialização agrícola
Data da postagem: 03 Março 2009
Para fornecer conhecimentos básicos na área de comercialização agrícola, o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza, às sextas feiras entre 06 de março e 26 de junho, na capital paulista, o Curso de aperfeiçoamento em comercialização agrícola. O curso, que tem o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG), é destinado a profissionais graduados de diferentes áreas, como agrônomos, economistas e administradores de empresas, que tenham interesse em questões agrocomerciais.
O professor responsável pelo curso é o pesquisador aposentado do IEA, Antonio Ambrosio Amaro. O programa do curso prevê a abordagem de temas como organização da produção agrícola; funções de comercialização; informações de mercado; custos de comercialização; agroindústria e registros agrícolas.
Serão oferecidas 20 vagas e certificado para alunos com participação mínima de 75% nas aulas e atividades do curso. As aulas, todas as sextas-feiras das 8:30h às 16:00h, constarão de exposições, seminários, trabalhos em grupo e visitas a centros de comércio.
O curso será realizado no próprio IEA, Avenida Miguel Stéfano, 3900 Água Funda São Paulo, capital. Outras informações (inclusive sobre inscrições) podem ser obtidas pelo telefone (11) 5067-0515 ou pelo e-mail ledamaria@iea.sp.gov.br.
Programa
Professor Responsável: Dr. Antonio Ambrósio Amaro
Conteúdo Programático
1. Conceitos Básicos
1.1. Definição e Importância da Comercialização;
1.2. Conceito e Tipos de Mercados Classes de Produtos Agrícolas;
1.3. Tipos de Intermediários, Métodos de Compra e Venda;
1.4. Métodos de Estudo: estrutural, funcional e por produto específico;
1.5. Riscos de Mercado. Bolsas de Futuros e Mercantis.
2. Organização da Produção Agrícola
2.1.Características da Produção: variação estacional, cíclica e na qualidade de produção;
2.2.Importância do conhecimento e utilização da variação estacional.
3. Funções de Comercialização
3.1. Considerações sobre o transporte na comercialização de produtos agrícolas;
3.2. Teoria de Von Thunen;
3.3. Importância e Tipos de Armazenagem;
3.4. Princípios teóricos, definição e importância de beneficiamento e classificação;
3.5. Métodos de inspeção e divulgação.
4. Informações de Mercado
4.1.Conceito de indicadores de preços. Fontes de informação e sua disseminação;
4.2.Preço Mínimo como indicador de mercado;
4.3.Serviço de Informação de Mercado (SIM) no Brasil. Cesta de mercado;
4.4.Informação e direitos do consumidor.
5. Custos de Comercialização
5.1.Componentes do custo de comercialização;
5.2.Margem de comercialização;
5.3.Características e implicações das margens;
5.4.Marketing.
6. Agroindústria
6.1.Suprimento de matérias-primas;
6.2.Contratos de compra e venda;
6.3.Associativismo e organização de produtores.
7. Registros Agrícolas
7.1.Inventário;
7.2.Despesas e receitas;
7.3.Registros auxiliares;
7.4.Medidas de resultados econômico-financeiros;
7.5.Rastreabilidade e certificação;
7.6.Imposto de renda (pessoa física).
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio/Adriana Nascimento/Taís Auler