bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IEA promove curso de aperfeiçoamento em comercialização agrícola

Para fornecer conhecimentos básicos na área de comercialização agrícola, o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) – vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento – realiza, às sextas feiras entre 06 de março e 26 de junho, na capital paulista, o “Curso de aperfeiçoamento em comercialização agrícola”. O curso, que tem o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG), é destinado a profissionais graduados de diferentes áreas, como agrônomos, economistas e administradores de empresas, que tenham interesse em questões agrocomerciais. O professor responsável pelo curso é o pesquisador aposentado do IEA, Antonio Ambrosio Amaro. O programa do curso prevê a abordagem de temas como organização da produção agrícola; funções de comercialização; informações de mercado; custos de comercialização; agroindústria e registros agrícolas. Serão oferecidas 20 vagas e certificado para alunos com participação mínima de 75% nas aulas e atividades do curso. As aulas, todas as sextas-feiras das 8:30h às 16:00h, constarão de exposições, seminários, trabalhos em grupo e visitas a centros de comércio. O curso será realizado no próprio IEA, Avenida Miguel Stéfano, 3900 – Água Funda – São Paulo, capital. Outras informações (inclusive sobre inscrições) podem ser obtidas pelo telefone (11) 5067-0515 ou pelo e-mail ledamaria@iea.sp.gov.br. Programa Professor Responsável: Dr. Antonio Ambrósio Amaro Conteúdo Programático 1. Conceitos Básicos 1.1. Definição e Importância da Comercialização; 1.2. Conceito e Tipos de Mercados – Classes de Produtos Agrícolas; 1.3. Tipos de Intermediários, Métodos de Compra e Venda; 1.4. Métodos de Estudo: estrutural, funcional e por produto específico; 1.5. Riscos de Mercado. Bolsas de Futuros e Mercantis. 2. Organização da Produção Agrícola 2.1.Características da Produção: variação estacional, cíclica e na qualidade de produção; 2.2.Importância do conhecimento e utilização da variação estacional. 3. Funções de Comercialização 3.1. Considerações sobre o transporte na comercialização de produtos agrícolas; 3.2. Teoria de Von Thunen; 3.3. Importância e Tipos de Armazenagem; 3.4. Princípios teóricos, definição e importância de beneficiamento e classificação; 3.5. Métodos de inspeção e divulgação. 4. Informações de Mercado 4.1.Conceito de indicadores de preços. Fontes de informação e sua disseminação; 4.2.Preço Mínimo como indicador de mercado; 4.3.Serviço de Informação de Mercado (SIM) no Brasil. Cesta de mercado; 4.4.Informação e direitos do consumidor. 5. Custos de Comercialização 5.1.Componentes do custo de comercialização; 5.2.Margem de comercialização; 5.3.Características e implicações das margens; 5.4.Marketing. 6. Agroindústria 6.1.Suprimento de matérias-primas; 6.2.Contratos de compra e venda; 6.3.Associativismo e organização de produtores. 7. Registros Agrícolas 7.1.Inventário; 7.2.Despesas e receitas; 7.3.Registros auxiliares; 7.4.Medidas de resultados econômico-financeiros; 7.5.Rastreabilidade e certificação; 7.6.Imposto de renda (pessoa física). Assessoria de Comunicação da APTA José Venâncio/Adriana Nascimento/Taís Auler

Notícias por Ano