Nova praga em citros: pesquisador do IB viaja a Roraima a convite do MAPA
Data da postagem: 15 Dezembro 2008
O pesquisador Mário E. Sato, do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, esteve em Boa Vista (RR), região norte do Brasil, nos meses de outubro e dezembro deste ano, a convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo da viagem foi avaliar o problema da praga exótica Schizotetranychus hindustanicus, detectada em citros, e propor possíveis medidas de controle e contenção.
O referido ácaro-praga foi descoberto recentemente em Roraima, região amazônica, provavelmente oriundo da Venezuela. Para que não haja risco de disseminação dessa praga para outros estados do Brasil, o escoamento da produção de citros torna-se inviável.
Dessa forma, estão sendo planejados experimentos de controle químico do ácaro em condições de campo, visando registrar produtos junto ao Ministério. Outros estudos também deverão ser conduzidos em parceria do IB com a Embrapa Roraima e com o MAPA (fonte: Biológico Informa, Ago-Dez/2008).
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio/Adriana Nascimento
(11) 5067-0424