Data da postagem: 17 Abril 2009
A difusão das técnicas de plantio direto na palha, para racionalizar a atividade agrícola e contribuir com a preservação do meio ambiente, será discutida no VII Encontro sobre plantio direto da Nova Alta Paulista no dia 24 de abril, a partir das 8 horas, em Adamantina (SP). O evento é promovido pelo Pólo Regional da Alta Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Fundag, Monsanto, Dekalb, Agroceres e Solomax.
O encontro, destinado a produtores, técnicos e estudantes, vai abordar temas como as tecnologias para plantio direto do Instituto Agronômico (IAC-APTA), principalmente aquelas destinadas às culturas anuais; a aplicação de defensivos e a mecanização em plantio direto; a qualidade da cobertura no sistema de plantio direto na palha; e a integração lavoura-pecuária.
Segundo o pesquisador José Carlos Cavichioli, coordenador do evento, diversas ações vem sendo desenvolvidas na região por meio do Pólo Regional da Alta Paulista/APTA, dos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR)/CATI de Dracena e Tupã e das cooperativas, principalmente nas áreas de tração animal, rotação de culturas, adubação verde e integração agricultura-pecuária.
A área cultivada com plantio direto no EDR de Tupã, na safra 2005/06, foi estimada em aproximadamente 600 hectares. Já no EDR de Dracena esta área ficou em torno de 300 hectares. Neste período, observamos que muitos produtores acabaram utilizando-se da técnica do plantio direto para a instalação de culturas perenes ou semi-perenes, como nas culturas do maracujá, goiaba, café e eucalipto, diz Cavichioli.
SERVIÇO:
VII Encontro sobre Plantio Direto da Nova Alta Paulista
Data: 24 de abril de 2009, das 8h às 13h
Coordenação: José Carlos Cavichioli
Local: Pólo Regional da Alta Paulista Estrada 14, Km 6 Adamantina SP
Informações: (18) 3521-4800 ou jccavichioli@apta.sp.gov.br