I Seminário de OvinoCaprinocultura das Vertentes e Zona da Mata, em Barbacena

O pesquisador Luiz Eduardo dos Santos, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, faz palestra sobre produção de volumosos para nutrição de ovinos, no dia 12 de novembro, às 14 horas, em Barbacena (MG), por ocasião do "I Seminário de OvinoCaprinocultura das Regiões dos Campos das Vertentes e Zona da Mata". O evento, no período de 12 a 14 de novembro, é promovido pelo Núcleo de Criadores de Caprinos e Ovinos das Regiões dos Campos das Vertentes e Zona da Mata (NUCCORTE).
Criado no início deste ano, o NUCCORTE conta com um grupo de associados que hoje congregam mais de 2.500 matrizes. “A nossa meta é atingir até 2012 um volume de 7.500 matrizes”, diz Luciano Piovesan Leme, presidente do NUCCORTE.
O evento é uma oportunidade de se discutir o potencial da atividade não somente na região, mas também em Minas e no Brasil, explica Leme, como mais uma alternativa de renda para o setor agropecuário. “É notório o crescimento vertiginoso do setor nos últimos anos.”
Para a realização do seminário, o NUCCORTE parte da experiência acumulada neste curto tempo de existência. No decorrer de 2010, foi realizada compra conjunta de insumos (sal mineral, rações, produtos veterinários) e de matrizes e reprodutores, bem como foi realizada a III Exposição de Caprinos e Ovinos de Barbacena, conta Leme. “Participamos de diversas exposições regionais com a presença de animais de associados, participamos de feiras, cursos e palestras em diversas regiões do país, realizamos curso de capacitação para nossos associados em parceria com o SENAR/Sindicato Rural de Barbacena e estamos mensalmente organizando a venda de cordeiros para abate em diversos frigoríficos da região Sudeste.”
Segundo Leme, as atividades de ovinocaprinocultura apresentam um novo cenário para a pecuária nacional e as palestras selecionadas permitirão um amplo debate sobre o setor. Entre os temas a serem abordados, destacam-se desafios e oportunidades/perspectivas de mercado, produção a pasto com suplementação mineral, produção de volumosos para nutrição de ovinos, manejo sanitário de caprinos e manejo alimentar da ovelha gestante, cruzamentos industriais para produção de carne, formação de pastagens por meio do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta e comercialização de cordeiros.
Outras informações, inclusive sobre inscrição, podem ser obtidas pelos telefones
(55) 32 3331-7878 / 3331-6516 / 9902-1650 ou pelo Skype: luciano.piovesan.leme.

Veja a programação completa: http://www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=1219

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende