Data da postagem: 22 Outubro 2008
Divulgar resultados de pesquisas e fortalecer a imagem do grupo do sistema de plantio direto na palha (SPDP), bem como integrar os pólos regionais, os institutos de pesquisa e uma rede de agricultores-usuários, são objetivos da Oficina SPDireto: Tecnologia em Máquinas para o Sistema Plantio Direto na Palha, que acontecerá no dia 24 de outubro, a partir das 8 horas, em Capão Bonito (SP). O evento é promovido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) e pelo Pólo Regional Sudoeste Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Reciclar conceitos tecnológicos e da área e alinhar diretrizes sobre uso de máquinas, insumos e técnicas para mecanização de lavouras no SPDireto também são objetivos da oficina, segundo o pesquisador e coordenador do evento, Afonso Peche Filho. Os conceitos que devem nortear a mecanização no SPDP são a eficiência, a eficácia e a efetividade. A eficiência trata das questões de mecanização relacionadas com a capacidade de realização das operações dentro de um rendimento operacional adequado, com consumo de insumos (combustível, graxas, peças) a níveis normais e com menor custo possível. A eficácia trata das questões de mecanização relacionadas com a escolha da máquina para realizar a operação correta, sem perdas, sem desperdícios e sem defeitos. A efetividade trata das questões de mecanização relacionadas com a agregação de valor na operação, como é o caso dos cuidados com a higiene e saúde do trabalhador, com a agilidade pela limpeza do produto etc.
Uma das etapas do evento terá seu foco voltado para a descrição funcional das máquinas, bem como dos diferentes conjuntos de componentes que são importantes para o sucesso da operação, diz Peche. Componentes estruturais, como é o caso do chassi, têm a função de suporte das peças ativas; componentes ativos têm função operacional, como é o caso de rompedores de solo e/ou posicionadores de insumos. A descrição funcional detalha como deve ser manejado (trabalhado pelo operador) cada um dos diferentes componentes ativos que compõem uma máquina.
A maquinaria para o plantio direto é muito parecida com a do sistema convencional, diferindo apenas na semeadora, explica Peche. Com relação à semeadura, o agricultor deve observar a tecnologia embutida no conjunto de elementos que compõem o disco de corte, os dosadores de fertilizantes e sementes, ao conjunto de componentes que fazem parte da roda estabilizadora de profundidade e de compactação.
Outra questão a ser abordada no evento é a relação entre a máquina e os insumos, considerando como insumos fertilizantes, sementes, graxas e peças de reposição, observa Peche. E cada um deles têm que ter uma especificação de fabricação harmoniosa com o projeto da máquina. E a escolha correta e a qualidade do insumo são fundamentais para os resultados positivos. A relação máquina e solo tem a ver com o tipo e estado estrutural do solo e as diferentes formas de regulagens e condições de uso dos componentes. A relação entre máquinas, seus componentes e as plantas passa pela germinação, período juvenil, tratos culturais até a colheita.
A incorporação da palhada no sistema de plantio direto é outro aspecto do tema do evento, explica Peche. A palhada não é incorporada e sim distribuída uniformemente sobre o solo, de forma a se constituir uma manta protetora da superfície do solo, impedindo que as gotas da chuva e os raios solares destruam os agregados e provoquem a erosão. A picagem e distribuição são realizadas por máquinas especiais como rolo-facas e picadores/esparramadores acoplados em colhedoras.
O evento será realizado na sede do Pólo Sudoeste Paulista, na Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado (SP 250), Km 232, em Capão Bonito - SP. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3542-1310/3542-1708 ou pelos e-mails jairo@apta.sp.gov.br e polosudoestepaulista@apta.sp.gov.br.
José Venâncio de Resende/Taís Barros
Assessoria de Comunicação da APTA
(11) 5067-0424
Programação
24/10/2008 - 1ª Oficina SPDireto: Tecnologia em Máquinas para o Sistema Plantio Direto
Data: 24 de Outubro de 2008
Local: Pólo APTA Sudoeste Paulista
Rod. Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, SP 250 - km232
Capão Bonito - SP
Tel: (15) 3542.1310 e 3542.1708
Público-alvo: produtores rurais, técnicos e estudantes
Programação: 08:00hs - Abertura (Edison Ulisses Ramos Junior - Pólo Regional Sudoeste Paulista/APTA)
08:20hs - Primeira Etapa: Conceitos básicos de mecanização no SPD. Palestrante: Afonso Peche Filho IAC-APTA
10:20hs - Intervalo - Café
10:30hs - Segunda Etapa: Consideração no campo (Palestrante: Afonso Peche Filho IAC-APTA)
13:00hs - Almoço
14:00hs - Terceira etapa: Consideração no campo (Palestrante: Afonso Peche Filho - IAC/APTA)
Vagas: 30 vagas
Coordenação: Afonso Peche Filho; Edison Ulisses Ramos Junior; Isabella Clerici De Maria
Informações: O interessado deverá fazer sua inscrição, gratuíta, pelos telefones (15) 3542-1310 e 3542-1708 ou pelo e-mail: jairo@apta.sp.gov.br.