Instituto de Zootecnia celebra 119 anos em evento com grande participação da população

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, comemora hoje, 15, seus 119 anos de fundação. Para celebrar a data, o Instituto realizou no último sábado, 13, um evento especial no qual recebeu a população em sua sede, na cidade de Nova Odessa, apresentando muitas atrações e mostrando um pouco de sua estrutura e importância para o agro.

“Estamos trazendo a sociedade para dentro do Instituto de Zootecnia”, comentou o diretor-geral do IZ, Enilson Ribeiro, que agradeceu a presença de todos que compareceram. “É um prazer enorme receber a população da região aqui e mostrar um pouco sobre o agro e, principalmente, um pouco do que o IZ faz de pesquisa”, disse Ribeiro, citando os trabalhos com produção animal sustentável, bem-estar animal e o novo desafio de produzir suínos para xenotransplantes. O gestor aproveitou a oportunidade para valorizar os servidores do IZ, ressaltando o papel do corpo funcional não só para a realização do evento, mas por se dedicarem a fazer do Instituto centenário o destaque científico que sempre foi.

Já o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil Ghobril, evidenciou o papel do IZ para a produção animal. “Comemoramos os 119 anos desta instituição que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da pecuária e toda criação animal no estado de SP e no Brasil. Nessa oportunidade, o IZ abriu suas portas para receber a população da cidade e outros visitantes, para conhecer um pouco do que é desenvolvido aqui”, disse Nabil.

Dia de festa e de conhecimento

A população de Nova Odessa e região compareceu em grande número ao evento: cerca de duas mil pessoas, de todas as idades, estiveram presentes no decorrer do dia. Enquanto os adultos puderam observar a infraestrutura do local e saber mais sobre o histórico do IZ e sua contribuição para a agropecuária em seu mais de um século de existência, as crianças se divertiam interagindo com os animais da mini fazenda, incluindo vacas, porcos e aves de pequeno porte. O destaque, no entanto, foram as mini cabras (ou cabras anãs). Trazidos por criadores da região que participaram de capacitação técnica na área no dia anterior, esses pequenos animais, que têm ganhado espaço como pet, encantaram o público. Houve também apresentação teatral sobre o agro e shows de música caipira tradicional, além de barraquinhas e food trucks, com itens de culinária e produtos artesanais.

vaquinha iz

Morador de Nova Odessa há 30 anos, o encarregado de produção Fábio Lins já conhecia o Instituto, mas não perdeu a oportunidade de ter um novo contato com esse espaço que, segundo ele, é bem importante para a cidade. “O trabalho que o IZ faz é conhecido nacionalmente”, mencionou. “Como morador da cidade, eu acho que deveria haver mais eventos como esse, para a população de Nova Odessa poder conhecer o Instituto”.

Histórico

Criado em 15 de julho de 1905, na Mooca, em São Paulo, como Posto Zootécnico Central, o órgão foi transferido, em 1929, para o Parque da Água Branca, também na capital, e apenas em 19 de janeiro de 1970 recebeu o nome de Instituto de Zootecnia. Em 1975, foi levado para o município de Nova Odessa (SP), contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Desde 1909, entretanto, o IZ já realizava no município as primeiras seleções de gado da raça Caracu, na chamada “Fazenda de Seleção do Gado Nacional da Raça Caracu”.

Além da sede em Nova Odessa, com quatro Centros de Pesquisa, o IZ possui atualmente o Centro Avançado de Pesquisa, em Sertãozinho, e quatro Núcleos Regionais de Pesquisa, distribuídos nas cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Registro e Piracicaba (Tanquinho), desenvolvendo pesquisas nas áreas de Produção Sustentável de Carne, de Leite e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, atendendo demandas do produtor e contribuindo para produção de alimentos.

Por Gustavo Almeida

Assessoria de Imprensa Apta