Começa em maio nova etapa da camanha contra aftosa
Data da postagem: 27 Abril 2007
Começa no próximo dia 1º de maio mais uma etapa da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A imunização abrangerá 15 estados e o Distrito Federal
De acordo com o calendário do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para 2007, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins devem vacinar todo o rebanho, totalizando mais de 103,8 milhões de bovinos e 903,1 mil bubalinos.
No Mato Grosso, cujo rebanho total é de 26,1 milhões de bovinos e 49,3 mil bubalinos, deverão ser vacinados os animais de zero a dois anos de idade. Em Minas Gerais, devem ser imunizados os bovinos e bubalinos localizados no Circuito Pecuário Centro-Oeste do estado. A segunda etapa da campanha nestes 15 estados e no DF será realizada em novembro, sendo que no Mato Grosso do Sul a vacinação atingirá apenas animais com idade abaixo de 24 meses.
Em Minas Gerais haverá ainda mais duas etapas. Em setembro todo o rebanho com idade abaixo de 24 meses localizado no Circuito Pecuário Leste do estado deverá ser vacinado. No mês de novembro os animais abaixo de dois anos localizados no Circuito Pecuário Centro-Oeste de Minas também deverão ser imunizados.
Em setembro, além de parte do rebanho mineiro, serão vacinados todos os animais da Bahia, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Também devem ser vacinados em setembro os animais localizados no Arquipélago de Marajó, no Pará.