Bionergia: Governo do Estado disponibiliza banco de dados
Data da postagem: 11 Setembro 2008
Um banco de dados de bioenergia, com informações sobre área, produção e preços de culturas energéticas (amendoim, cana, mamona, milho, soja e óleos), foi organizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Também podem ser consultados leis, decretos, textos e artigos sobre o assunto. O artigo Etanol: a experiência paulista, que traz números atuais sobre o produto em São Paulo e no Brasil, com abrangência econômica, social e ambiental, é o primeiro dos estudos publicados.
A iniciativa é fruto do Decreto 52.284, de 22 de outubro de 2007, do governador José Serra, que conferiu ao IEA-APTA a responsabilidade pela criação do banco de dados. A proposta é disponibilizar um banco com atualização ágil e de fácil utilização, de tal maneira que seja uma ferramenta dinâmica e útil aos diversos públicos interessados no assunto.
A idéia é ampliar o serviço, diz o pesquisador do IEA, Sérgio Alves Torquato, que é o coordenador do banco de dados. Vamos buscar informações relacionadas ao assunto no Brasil e no mundo (dados estatísticos, textos de outras instituições, estudos e legislações). A intenção é também tornar a página interativa, abrindo possibilidade, por exemplo, de construção de tabelas a partir das informações disponíveis.
O serviço está disponível no site www.iea.sp.gov.br e, para acessá-lo, basta clicar em Bioenergia
Assessoria de Comunicação da SAA
Tel.: 11 5067-0069
Euzi Dognani/Adriana Rota
Assessoria de Comunicação da APTA
(11) 5067-0424
José Venâncio de Resende