bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

VARIEDADES DE FRUTAS IAC ILUSTRAM SELOS DOS CORREIOS

Três variedades de frutas do Instituto Agronômico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IAC/Apta), órgão que reúne os institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estampam, desde julho de 2009, selos de cartas da Agência Nacional de Correios e Telégrafos, com o tema “Emissão Mercosul: Circuito das Frutas – Turismo Rural”.

São dez selos, com tiragem de três milhões de exemplares. Cada modelo representa a fruta símbolo de um município do Circuito das Frutas, região de Jundiaí. Oito das dez fotos são de autoria de Fernando Picarelli Martins, pesquisador aposentado do IAC e ex-chefe da Estação Experimental de Jundiaí, atual Centro de Frutas IAC.

As variedades Uva Máximo IAC 138-33, Pêssego Petisco-2 IAC 370-8 e Ameixa Centenária IAC SR-51 ilustram, respectivamente, as cidades de Vinhedo, Itupeva e Jarinu. As demais frutas presentes nos selos são: morango, acerola, caqui, pêssego, uva Niágara Branca, maracujá e figo roxo e representam, as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Valinhos.

Existem critérios rigorosos para a elaboração de selos pelos Correios, sendo escolhidos somente temas de relevância nacional ou internacional. O Circuito das Frutas se encaixa nesses critérios pela importância que tem a fruticultura para a exportação do Brasil. Segundo o site oficial dos Correios, a Rússia é a maior importadora de frutas frescas brasileiras e esse mercado, com um grande potencial de crescimento, têm outros destinos como o Canadá, Emirados Árabes, China, Estados Unidos e países do Leste Europeu.

As frutas comercializadas contam com inúmeras contribuições do IAC, que atua no desenvolvimento de novas variedades de frutíferas e de tecnologias que contribuem para a expansão da fruticultura no Estado de São Paulo e em outras regiões brasileiras.

Dentre os auxílios do IAC, está o melhoramento genético de frutas de clima temperado, subtropical e tropical. Destacam-se os trabalhos com a cultura da videira, que também tem grande destaque na região do Circuito das Frutas.

Paralelamente ao trabalho de melhoramento genético, o IAC tem importante participação no aprimoramento de técnicas culturais para o cultivo de frutíferas, trazendo resultados relevantes no aumento da produtividade e qualidade dos frutos.

 Esses aperfeiçoamentos contribuem para a otimização de mão de obra, redução do impacto ambiental e diminuição do uso de defensivos agrícolas, colaborando para a produção sustentável. Além de tudo isso, o IAC leva ainda informações por meio de congressos, simpósios, workshops e cursos possibilitando que produtores e trabalhadores rurais coloquem em prática todo o resultado do trabalho realizado pelos pesquisadores.

Informações:

Assessoria de Comunicação

Tel.: 11 5067-0069 – www.agricultura.sp.gov.br

Euzi Dognani/Adriana Rota/ Nara Guimarães

Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)


Assessoria de Comunicação do IAC

Tel.: 19 3231-5124

Carla Gomes

Fernanda Domiciano (estagiária)

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

 

Notícias por Ano