Coordenaria da Apta visita Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Sul de Cananeia

Em passagem pela região Sul do estado de São Paulo, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil Ghobril, esteve no Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Sul do Instituto de Pesca (IP-Apta), localizado na cidade de Cananeia. A unidade laboratorial é referência na pesquisa em Maricultura e estudos ênfase em ecofisiologia e, ainda, realiza diversos serviços voltados para a cadeia do pescado.

Os estudos desenvolvidos na unidade chamam a atenção internacional. Edson Barbieri, diretor da do núcleo e atuante no IP-Apta desde 2010, há sete anos consecutivos é tido como um dos mais influentes cientistas do mundo, de acordo com ranking da Stanford University (EUA) e editora Elsevier BV, em 2021. Ele tem 161 artigos científicos publicados. Entre os projetos de pesquisas estão estudos de espécies nativas de peixes e crustáceos, que visam a preservação da biodiversidade e a promoção da segurança alimentar.

Entre os serviços oferecidos estão:
consulta on-line sobre a atividade pesqueira em todas as regiões analisadas, por meio do ProPesqWEB;
avaliação de pescarias para subsidiar ajustes nas normativas existentes e a formulação de novos ordenamentos;
análise da atividade pesqueira para fornecer subsídios na elaboração de Termos de Compromisso em Unidades de Conservação;
emissão de declarações que comprovam a prática da pesca, utilizadas pelos pescadores para obtenção de seguro-defeso, benefícios do INSS, financiamentos, entre outros.

Além desses serviços, o núcleo desenvolve pesquisas focadas em ecofisiologia, com ênfase nas interações entre organismos marinhos e os parâmetros ambientais, bem como em ecotoxicologia de organismos aquáticos, estatística pesqueira e gestão pesqueira. O Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Sul do Instituto de Pesca (IP-Apta) é referência também na pesquisa da macroalga Kappaphycus alvarezii.

WhatsApp Image 2024 07 31 at 19.11.42