Coordenadoria da APTA visita núcleos de pesquisas do IAC em Capão Bonito e Itararé

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil Ghobril, realizou uma série de visitas às unidades de pesquisa do Instituto Agronômico (IAC-Apta), localizadas nos municípios de Capão Bonito e Itararé. Em Capão Bonito, o Núcleo Regional de Pesquisa "Milton Alcover" oferece treinamentos para agricultores e técnicos, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia. Os pesquisadores realizam visitas técnicas e consultoria socioeconômica oferecendo informações gerais sobre manejo, tratos culturais e dados meteorológicos.

Criado nos anos 40, hoje o Núcleo de Pesquisa de Capão Bonito possui experimentos nas culturas do feijão (épocas das águas), milho verão, milho safrinha, soja, arroz, trigo, aveia e cevada. Além disso, também, atua com pesquisas na área de frutas de clima temperado e subtropical como: pêssego, nectarina, ameixa, pêra, uva niagara, citrus (laranja e tangerina). Como resultado dos trabalhos de melhoramento genético e dos ensaios regionais de competição de cultivares, destaca-se a participação do Núcleo no lançamento de mais de 32 cultivares IAC.

WhatsApp Image 2024 07 31 at 19.13.20

Bem mais recente, a unidade de pesquisa de Itararé surgiu em 1969 e é responsável por manter o Banco de Germoplasma de Batata do Instituto Agronômico (IAC-Apta). Os pesquisadores atuam no melhoramento genético vegetal, no desenvolvimento de tecnologia do broto e semente da batata, nas pesquisas de fitossanidade e sistemas de produção de plantio direto e orgânico de culturas. A unidade oferece sementes de batata convencional e orgânica, sementes de milho, milho pipoca, trigo e triticale, consultoria sobre bataticultura, estágios e fornecimento de dados climatológicos.

WhatsApp_Image_2024-08-01_at_16.56.09.jpgWhatsApp_Image_2024-08-01_at_16.56.09_1.jpgWhatsApp_Image_2024-08-01_at_16.09.02.jpg