Secretaria de Agricultura e Abastecimento disponibiliza publicação com “Levantamento das Unidades de Piscicultura no Estado de São Paulo”

O Brasil está para peixe. É o que garantem os dados publicados recentemente no Anuário lançado pela Peixe-BR – Associação Brasileira de Piscicultura e, também, são os dados registrados no Documento Técnico n.º 123 – Levantamento das Unidades de Piscicultura do Estado de São Paulo – que está sendo lançado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento via Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). Para disponibilizar tal Levantamento, foram envolvidos técnicos da CDRS em todas as regiões do Estado de São Paulo, além de pesquisadores e outros profissionais do Centro de Informações Agropecuárias (Ciagro).

“Trata-se de uma ferramenta essencial para entender este movimento crescente do aumento da produção de peixes, em especial a tilápia, no Estado de São Paulo e, também, as ações que podem ser executadas a partir desse conhecimento, para que a atividade se desenvolva de forma adequada e sustentável e atinja o potencial esperado”, argumenta o coordenador da CDRS, o engenheiro agrônomo José Luiz Fontes.

“E o potencial de expansão é imenso, seja no mercado interno ou de exportação”, garante o pesquisador Luiz Marques da Silva Ayroza, diretor da APTA Regional, ligada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, que assina o prefácio do Documento Técnico 123. Ayroza foi convidado pelo coordenador Fontes, da CDRS, por sua estreita relação com a piscicultura e por ter atuado ativamente na elaboração de outras publicações editadas pela CDRS, como o Manual Técnico de Piscicultura e o Documento Técnico 122, “Levantamento das Pisciculturas da Região Oeste do Estado de São Paulo”, que fornecia dados referentes às principais regiões produtoras de peixes de cultivo no Estado de São Paulo, sendo a principal delas a região de Jales, onde está instalada a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.

Segundo os últimos dados, o Brasil produziu 802.903 toneladas de peixes de cultivo em 2020 e, em 20 anos, poderá se tornar o maior produtor mundial de peixes de cultivo. A tilápia é o carro-chefe e representa 60% da produção nacional, tendo à frente o Estado do Paraná, seguido por São Paulo. O Brasil, em 2020, consolidou-se como o quarto maior produtor de tilápia em termos globais, aproximando do terceiro colocado, o Egito, com a produção de 940 mil toneladas. “O Brasil tem condições ideais para a atividade, e o Estado de São Paulo, que sem dúvida é o maior mercado consumidor, também tem as condições necessárias para continuar em expansão, inclusive com outras espécies de peixes, como o peixe panga ou Pangasius”, afirma Ayroza.

O engenheiro agrônomo Fernando Carmo, que atua na CDRS Regional Jales, capitaneou a publicação dos dois Levantamentos (DT 122 e DT 123) e é grande incentivador da piscicultura. “Na atual publicação disponibilizamos um link, que deve ser copiado e colado, onde é possível verificar as atualizações constantes da evolução da piscicultura. Também há quadros e tabelas que demonstram a expansão da atividade e o percentual das espécies de peixes de cultivo”, afirma Fernando Carmo.

O zootecnista Diego Barrozo, também um dos autores, e que muito contribuiu para a efetivação da atual publicação, explica que não só a quantidade e variedade de peixes pode ser observada, mas também as variadas formas de cultivo em todo o Estado, como os viveiros escavados, barramentos, tanques-rede e, inclusive, as atividades de pesque-pagues. “A publicação é bastante visual e qualquer interessado na atividade poderá obter informações, inclusive aqueles que se dedicam a atividades paralelas, como fábricas de ração e outras”, afirma Barrozo. “A união e o empenho de vários colegas, como o Jairo Tcatchenko, do Ciagro, e o Marcus Vinícius Salomon, da assessoria da CDRS, fizeram com que o trabalho fosse agilizado em função de novas ferramentas e possibilitou, ainda, uma atualização periódica do Levantamento via Power BI”, afirmou Diego.

Paralelo ao aumento da produção, o consumo também vem crescendo, em especial por meio da campanha “Comamaispeixe.com.br”, lançada pela Peixe-BR. Segundo a publicação, “o segundo semestre de 2020 foi o melhor da piscicultura nos últimos anos. O con¬sumo interno cresceu com consistência e o setor respondeu com maior oferta. Como resultado, os preços aos produtores ficaram em níveis consistentes e os elos da cadeia puderam não apenas recuperar os prejuízos da primeira parte do ano, mas avançar e fechar o balanço no azul”. O Anuário 2021 também pode ser acessado pelo link: https://www.peixebr.com.br/anuario-2021/

Embora o consumo de peixes de cultivo no Brasil ainda esteja muito abaixo das médias mundiais − inferior a 4kg/hab/ano − tem muito a crescer. “Trata-se de alimento saudável, de qualidade, produzido com segurança e de acordo com as melhores práticas”, afirma Fran¬cisco Medeiros, presidente-executivo da Peixe BR.

Esse cenário em expansão com certeza tem motivado os piscicultores a investir e essa é uma boa aposta, acreditam técnicos e pesquisadores da Secretaria. O Documento Técnico 123 ‘Levantamento das Unidades de Piscicultura no Estado de São Paulo” está disponível no acervo técnico da CDRS (www.cdrs.sp.gov.br) e pode ser baixado, gratuitamente, acessando o link:

Ouça também o podcast da Secretaria de Agricultura e Abastecimento sobre este lançamento. https://open.spotify.com/episode/0F2qfohj0ADLOfDB47aKrg?si=IHOIIXHlQbS9D8UiKOdwFA

Por Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP