Núcleo Regional de Pesquisa do IAC em Mococa mostra estudos de cana-de-açúcar para coordenadoria da APTA

Durante a estadia em Mococa, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil Ghobril, acompanhou as pesquisas desenvolvidas no Núcleo Regional de Pesquisa Mococa "Dr. Francisco Pereira Lima", na última semana. Localizado no município de Mococa, no nordeste do Estado de São Paulo, o Núcleo é vinculado à Diretoria Técnica de Departamento do Instituto Agronômico (IAC-Apta), desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias agrícolas há mais de 80 anos.

O Núcleo Regional de Pesquisa de Mococa atua em diversas áreas estratégicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da agricultura. Entre suas principais frentes de atuação estão a fitotecnia e exploração vegetal, focando na otimização do cultivo de diferentes espécies, e o melhoramento de plantas e recursos genéticos, com o objetivo de aprimorar cultivares e fortalecer a biodiversidade agrícola. Também se destacam os trabalhos em fertilidade do solo e nutrição mineral, essenciais para manter a produtividade e a saúde das culturas, e os projetos de conservação dos solos, garantindo práticas agrícolas m

O Núcleo ainda atua em irrigação e fertirrigação, promovendo o uso eficiente da água e nutrientes, em fitossanidade, ou seja, estuda o controle de pragas e doenças, e se destaca pela produção de sementes de feijão, arroz, cereais de inverno, adubos verdes e batata. Além disso, oferece dados meteorológicos por meio de laudos e acesso a seu banco de dados, proporcionando informações essenciais para a tomada de decisões no campo.
Com forte atuação em capacitação e treinamento, o Núcleo oferece estágios para formação de novos profissionais e promove vivências em educação ambiental, contribuindo para a conscientização sobre a importância de práticas agrícolas sustentáveis e o equilíbrio ecológico.

Na área experimental, o pesquisador científico do IAC-Apta, Sebastião de Lima Júnior, mostrou o andamento dos estudos envolvendo variedades de cana-de-açúcar, onde os esforços se concentram para ampliar a diversidade genética para proporcionar maior proteção às lavouras contra pragas e doenças.
Histórico e Contribuições

O Núcleo Regional de Pesquisa "Dr. Francisco Pereira Lima" (IAC-Apta) foi fundado em 1939 em terras doadas pelo fazendeiro e político João Batista de Lima Figueiredo. O Núcleo de Mococa iniciou as atividades focado na cafeicultura e desenvolveu técnicas e cultivares que ajudaram a revitalizar o setor. Ao longo dos anos, ampliou suas atividades para incluir frutas, cereais, leguminosas e outras culturas, como a cana-de-açúcar, além de trabalhar em projetos de conservação de solo e irrigação. As variedades de café desenvolvidas no Núcleo estão presentes em mais de 80% das lavouras brasileiras.

WhatsApp_Image_2024-09-11_at_14.24.23.jpg

Assessoria de imprensa