Conexidades: Secretaria de Agricultura de SP apresenta ações e assina convênios com municípios em São Sebastião

Os principais temas que envolvem a gestão pública foram colocados em discussão na 7ª edição do CONEXIDADES, no município de São Sebastião, no litoral norte de SP. Com base na temática central “Eficiência e inovação para transformar cidades”, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) apresenta, durante os cinco dias de evento, diversas ações estratégicas e sustentáveis para o desenvolvimento consciente do agro paulista.

Na quarta-feira (05/06), o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, apresentou, no painel Agronegócio, os principais programas da Pasta, em prol do setor. Segundo ele, São Paulo é modelo em sustentabilidade e, agora, conta com uma plataforma online para o acompanhamento do CAR de todos os municípios de SP. “O agro de São Paulo vem dando exemplo ao Brasil e ao mundo. Ao mesmo tempo, nós estamos quebrando recordes na balança comercial, com crescimento de 18,2%, recorde no PIB com aumento de 11,4%.” destacou Guilherme Piai.

O Painel da Regularização Ambiental não só cumpre a legislação de acesso à informação, mas presta contas à sociedade paulista sobre a implantação do Código Florestal no Estado de São Paulo e possibilita a qualquer segmento interessado o acompanhamento do compromisso da atual gestão de entregar, até 2026, a validação de 100 % dos cadastro inscritos no SICAR/SP e a plena regularização ambiental dos imóveis rurais do estado, instrumento fundamental para o alcance das metas de recuperação da vegetação nativa.

“Nosso cadastro ambiental rural é um verdadeiro sucesso. Nós temos, hoje, 25% de áreas preservadas, sendo 5% a mais do que o código florestal exige. Nós temos mais CARs validados que o Brasil inteiro junto”, concluiu o secretário.

Durante toda esta edição do CONEXIDADES, técnicos dos institutos da SAA farão atendimento ao público em geral. Na ocasião, também serão firmadas parcerias com representantes dos municípios participantes do evento e empresas privadas.

O secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, reforçou durante o Conexidades, o compromisso com os municípios e convocou os prefeitos para que visitem o estande da SAA e conheçam os programas disponíveis. “Nosso lema é unir e integrar para que possamos fazer ainda mais em conjunto com os municípios. Hoje, estamos assinando aproximadamente 500 convênios com mais de 350 municípios”, disse Edson Fernandes.

No estande da Secretaria de Agricultura, o produtor rural poderá conferir:

A CATI apresentará os programas: Município Agro, que incentiva o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário; e o Cesta Verde, que viabiliza a aquisição de alimentos da agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Na ocasião, também estarão à venda mudas com garantia de qualidade produzidas pela CATI Sementes e Mudas e divulgação de informações sobre crédito rural junto com a Secretaria Executiva do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

A Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali) apresentará a coleção Agro SP na mesa, publicações com os principais produtos das cadeias produtivas paulistas, com dicas, curiosidades e receitas. As edições já lançadas contam com os temas: café, banana, citrus, suínos, leite e derivados, amendoim, milho, arroz e feijão.

Com a missão de fomentar o consumo de proteína aquática, o Instituto de Pesca (IP - Apta) trará para o evento sua expertise sobre os benefícios nutricionais do pescado para saúde e sua proposta de inclusão na alimentação escolar dos estudantes dos municípios paulistas.

O Instituto de Economia Agrícola (IEA - Apta) realizará o atendimento de produtores, prefeitos, secretários e vereadores entregando os endereços do CEP Digital e orientação para utilização da plataforma e convênio com o programa estadual Rotas Rurais.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) estará presente com atendimento ao público e orientações acerca do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) e sobre o cadastro de estabelecimentos artesanais que produzam produtos de origem animal.

Sobre o Conexidades

O evento Conexidades é organizado pelo Multiplicidades, com apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). O encontro reúne importantes líderes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil, para discutir assuntos como: educação, segurança, saúde, tecnologia, turismo, infraestrutura, sustentabilidade, política, entre tantos outros assuntos relevantes.

Desde a sua primeira edição, em 2018 na cidade de Ubatuba, o Conexidades inovou com a criação de um espaço voltado para a divulgação das atrações culturais, econômicas, turísticas e gastronômicas das cidades, além da possibilidade de exposição de produtos e serviços das empresas parceiras.