Apta apresenta trabalho dos institutos de pesquisa para diretores do Centro Alemão de Ciência e Inovação

Nesta quarta-feira (02/10) a Apta - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios -, por meio do coordenador Carlos Nabil, apresentou o trabalho de estudo científico desenvolvido pelos sete institutos de pesquisa vinculados à Apta, para Márcio Weichert, gestor executivo do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), e a Dra. Christina Peters, diretora do escritório da DFG - (tradução livre da sigla - Comunidade de Pesquisa da Alemanha para a América Latina). A reunião contou com a presença de diversas lideranças científicas e técnicas.

Carlos Nabil, coordenador da Apta, destacou o impacto das pesquisas realizadas nos institutos, com foco em áreas estratégicas como a produção agrícola e pecuária. O coordenador ressaltou que a Apta tem hoje 40 unidades espalhadas nos municípios de São Paulo e cerca de 500 pesquisadores atuantes, se consolidando como uma referência em pesquisa aplicada ao agronegócio, trabalhando de forma colaborativa com o setor privado e universidades.

Alberto Pereira Gomes Amorim, diretor da assessoria técnica das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura de São Paulo, também participou, ressaltando o papel da Secretaria de Agricultura como elo entre os institutos de pesquisa e o setor produtivo, facilitando a aplicação prática das descobertas científicas, e Adriana Verdi, coordenadora substituta da Apta, aproveitou a oportunidade para destacar o tema bioeconomia, e explicou que pesquisas da Apta têm contribuído significativamente para o avanço da bioeconomia, promovendo soluções que agregam valor aos produtos agrícolas e fortalecem o setor agropecuário em sintonia com as diretrizes da sustentabilidade.

Edson Barbieri, pesquisador científico premiado internacionalmente e atual diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Sul do Instituto de Pesca (IP-Apta), trouxe atualizações sobre pesquisas ligadas à pesca e recursos marinhos, reforçando o compromisso da Apta com o desenvolvimento sustentável. Luiz Marques da Silva Ayroza, assessor técnico da Secretaria de Agricultura, destacou ainda a pesquisa inovadora com a macroalga Kappaphycus alvarezii e Eloísa Elena Corrêa Garcia, diretora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), enfatizaram o sucesso das parcerias público-privadas que têm impulsionado a inovação na indústria de alimentos e contribuído para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Sérgio Luiz dos Santos Tutui, diretor responsável pelo AptaHub, destacou o papel da agência como um ecossistema de inovação que integra startups, pesquisadores e grandes empresas, promovendo o empreendedorismo científico e acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias, e o vice-diretor do Instituto de Pesca (IP-Apta), Eduardo de Medeiros Ferraz, abordou as pesquisas com tilápia, sendo São Paulo o segundo maior produtor deste peixe no país.

Durante a reunião Márcio Weichert, gestor executivo do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), reforçou a importância da cooperação internacional entre Brasil e Alemanha no campo da ciência e inovação e comentou sobre as bolsas de estudo para pesquisa científica que a Alemanha oferece para estrangeiros.

Por fim, a Dra. Christina Peters, do escritório da DFG para a América Latina, destacou as oportunidades de intercâmbio científico e financiamento de projetos conjuntos entre instituições brasileiras e alemãs, ampliando o horizonte de colaborações e fortalecendo a pesquisa científica de ponta no agronegócio.

A reunião foi um marco no fortalecimento das parcerias entre a Apta, seus institutos de pesquisa e entidades internacionais, consolidando a agência como protagonista no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor agropecuário.

Por Janete Galbiati
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta)

WhatsApp Image 2024 10 02 at 17.14.58

WhatsApp Image 2024 10 02 at 17.15.32