O piloto torna autossuficiente a produção de biofertilizante por meio de resíduos orgânicos e dejetos animais, abundantes nas propriedades rurais
O projeto sustentável de produção de biogás por meio de substratos orgânicos foi pauta de reunião na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo nesta segunda-feira (15/04). O secretário executivo da Pasta, Edson Fernandes, recebeu representantes da HomeBiogás, empresa israelense especializada na gestão de resíduos, que apresentou um modelo para implementação no Estado, gerando energia limpa e sustentável, reduzindo o impacto ambiental e promovendo segurança alimentar.
A substituição do uso de gases nocivos ao meio ambiente por fontes renováveis de energia é uma prioridade no Estado, que possui o maior potencial mundial para a produção de biocombustíveis, como o biogás e o biometano. São Paulo vem liderando o processo de transição energética nacional pelo enorme potencial na produção. Desta forma, é de interesse da SAA estudar projetos que contribuam para o processo .
Durante a reunião, Edson Fernandes sugeriu que o projeto piloto seja iniciado dentro do Instituto Biológico (IB-Apta), centro de pesquisa vinculado à SAA. O local recebe visitas de estudantes, biólogos e pesquisadores, servindo como vitrine para o projeto, que com bons resultados, pode ser implementado em assentamentos no Estado de São Paulo.
O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, também participou do encontro e compartilhou informações sobre as tecnologias do país, para solucionar déficits do agro paulista, como o sistema da HomeBiogás. O próximo passo do projeto é promover a visita ao Instituto Biológico para analisar a possibilidade de implementação do modelo na sede.
HomeBiogas é um sistema doméstico de biodigestão avançado e fácil de usar do mercado. Ele cabe em qualquer quintal, transformando restos de comida domésticos e esterco animal em gás de cozinha limpa e fertilizante líquido diariamente.
Por Caroline Guimarães
MTB: 0091806/SP