Os presentes participaram das palestras, aulas práticas e da degustação de deliciosos produtos processados com carne de ovinos no “Curso de Avaliação de Carcaça, Cortes Comerciais e Produtos Processados de Carne Ovina”, realizado no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.
O evento, que ocorreu dia 23/3, contou com a participação de palestrantes especializados e atualizados no mercado, representantes de associações, técnicos, produtores rurais e alunos. O diretor do IZ, Enilson Ribeiro, participou da abertura, apresentando o IZ e falando sobre as pesquisas e serviços oferecidos pelo Instituto.
Na sequência, o pesquisador Ricardo Lopes ministrou a palestra “Medidas de eficiência alimentar - qual devo adotar?”, explicando como são realizados os testes de eficiência em ovinos no IZ e como estes testes melhoram a produtividade na ovinocultura. "Com a seleção de ovinos mais eficientes, a produtividade pode aumentar até três vezes”, relatou Lopes. A informação trouxe entusiasmo aos produtores pela expectativa de triplicar seus rendimentos.
Na continuação, o Médico Veterinário Marcelo Drummond, da Associação Paulista de Charcutaria Artesanal (APAC), abordou aspectos relevantes sobre “Boas Práticas de Fabricação”. Segundo Drummond, a produção artesanal normalmente é pequena e realizada em locais pequenos, diferente do que ocorre nas indústrias; porém as boas práticas devem ser adaptadas a este tipo de produção e aplicadas para garantir um alimento saudável e seguro para o consumidor.
Na parte prática, o engenheiro de alimentos Marcos Bisinella ensinou como fazer os diferentes tipos de cortes comerciais de ovinos, além da fabricação artesanal de produtos processados com carne de ovinos, como salame, hambúrguer, linguiça e os defumados. Com vasta experiência na área, Bisinella comentou sobre erros comuns nos cortes e processamento da carne e mostrou, diversas técnicas, temperos e produtos que podem ser utilizados no processamento.
Por Alexandra Cordeiro