Secretário de Agricultura participa da abertura da Expocitros em Cordeirópolis

Evento é um grande pomar de oportunidades para o setor do agro, voltado para pesquisa, relacionamento e inovação

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, esteve nesta terça-feira (30), em Cordeirópolis, para participar da abertura da 48ª Expocitros, um dos maiores eventos de citricultura da América Latina, que vai até o dia 2 de junho, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira.

O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

A Expocitros é um grande pomar de oportunidades para o setor do agro, voltado para pesquisa, relacionamento e inovação. Nesta edição, o evento tem como objetivo oferecer uma “visão compartilhada” para soluções do campo e mercados. Serão quatro dias de programação de assuntos relacionados à fitossanidade, inovação tecnológica, nutrição, economia e políticas públicas do setor que proporcionará aos expositores e visitantes experiências ampliadas de encontros, discussões e negócios com mais de 30 palestras e debates, participação de 70 empresas de produtos e serviços, cooperativas, entidades oficiais e grupos de consultores.

“É uma feira que os participantes vão trocar experiência para melhorar o plantio da laranja. É um evento muito importante na parte da pesquisa, na parte econômica e espero que todos aproveitem, usufruam das palestras e das inovações que o setor proporciona”, disse o secretário Junqueira durante a abertura.

O secretário aproveitou a abertura do evento e a presença de produtores rurais para destacar a importância da Agro do Estado de São Paulo para o Brasil. “O agronegócio de São Paulo teve um aumento nas exportações de 4,3% nos primeiros quatro meses de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, o agro teve um superávit de US$ 6,02 bilhões, 4% superior ao registrado em 2022”.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan, o coordenador da APTA, Carlos Nabil Ghobril, o diretor geral do IAC, Marcos Landell, o diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, Dirceu Mattos Júnior, o presidente da Fundecitrus, Lourival do Carmo Mônaco, e o chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Francisco Ferras Laranjeira.

Exposição

A Expocitros/Semana da Citricultura 2023 está montada no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do IAC, em Cordeirópolis, numa área com cerca de 6 mil m2 em espaços coberto e de máquinas e equipamentos. Também terá uma parte reservada para a Expocitros Tech, iniciativa do Centro de Citricultura e do Ministério da Agricultura (MAPA), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fundag) e FB Group, em colaboração com a Fundag, que reunirá melhores soluções para desafios da citricultura, compartilhando e divulgando ideias de quem faz a diferença. Alinhada ao Programa Agro Hub Brasil, do MAPA, serão selecionadas startup’s com projetos em áreas estratégicas, e apresentadas a uma carteira de investidores. Assim, o Centro de Citricultura promove junto à Expocitros/ Semana da Citricultura 2023 um ambiente de inovação requerido para a continuidade do protagonismo da atividade na agricultura brasileira.

Além das exposições e debates, haverá homenagem ao Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura e o Prêmio Centro de Citricultura, além do Hall da Fama, que contemplam honras ao Dia do Citricultor.