O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, recebeu nesta quarta-feira (05), no Instituto Biológico (IB-APTA), o ministro de Assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa da Suíça, Guy Parmelin, e delegação formada por autoridades das secretarias de Estado da Suíça. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o maior cafezal urbano do mundo que está dentro do IB, na Vila Mariana, em São Paulo.
Durante o encontro, o secretário enfatizou o bom trabalho realizado pelos institutos que estão ligados à Secretaria de Agricultura e o objetivo de promover a oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros à população, por meio da pesquisa, inovação e empreendedorismo, modernizando a infraestrutura do campo, o uso da terra e dos recursos naturais, agregando valor e competitividade aos produtos.
“Agradeço a visita ao nosso Estado e ao nosso instituto. O IB é uma das casas da Secretaria de Agricultura e realiza um trabalho muito sério em pesquisa e inovação. A agricultura de São Paulo está à disposição da delegação suíça”, disse o secretário Antonio Junqueira.
Durante a visita foi apresentado um vídeo demonstrando o trabalho realizado por todos os institutos e coordenadorias que fazem parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Em seguida, toda a delegação foi até o cafezal do Instituto Biológico para conhecer os pés de café e realizar a colheita, moagem e a secagem do grão.
A visita contou ainda com a presença do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, do cônsul geral da Suíça no Brasil, Pierre Hagmann, do CEO da Nestlé no Brasil, Marcelo Melchior, do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil, da diretora do Instituto Biológico, Ana Eugênia Campos, e da pesquisadora do IB, Harumi Hojo.