bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Agrishow 2025: Conheça todas as atrações que a Apta leva para a Feira

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, estará presente na 30ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação).

Confira os destaques presentes no estande da Apta, onde estarão reunidos os 7 institutos de pesquisa vinculados à agência. Venha nos visitar!

 

INSTITUTO BIOLÓGICO (IB)

As tecnologias expostas pelo IB serão:

Análises de Influenza Aviária, New Castle, Laringotraqueíte e Salmonela – as mais impactantes para o setor avícola

Análises de alimentos e água – microbiológicas e físico-químicas na avicultura

Controle Biológico – fungos, bactérias e nematoides entomopatogênicos. Joaninhas, crisopídeos, ácaros predadores junto a ácaros fitófagos para demonstrar a predação.

Mais informações em: www.biologico.agricultura.sp.gov.br

 

INSTITUTO DE PESCA (IP)

Instituto de Pesca apresenta inovações da aquicultura na Agrishow 2025

O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, marca presença na Agrishow 2025 com destaque para as tecnologias e inovações desenvolvidas em seus principais projetos voltados à aquicultura, que promovem avanços na sustentabilidade, na produtividade e na segurança sanitária do setor aquícola.

Entre as iniciativas apresentadas estão:

a) o Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) de Sanidade em Piscicultura, que visa desenvolver kits de diagnóstico para as doenças emergentes e de vacinas contra essas doenças em tilápia e o melhoramento genético de tilápias relativo às doença;

b) o Centro de Engenharia de Plasticultura (CEP), que objetiva desenvolver, modificar e validar soluções disruptivas de plasticultura, para melhorar o desempenho dos produtos e adaptar soluções plásticas existentes para diferentes culturas, abordando problemas específicos; e

c) o Programa Integração Piscicultura-Agricultura-Pecuária (IPAP), cuja missão é criar soluções de ciclagem de nutrientes em sistemas integrados de produção de alimentos, seguindo os conceitos da economia circular.

Mais informações em: www.pesca.sp.gov.br

 

INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA (IEA)

Apresentação do Programa Rotas Rurais


Ações de divulgação:

Preço referência de importação de borracha natural

Balança Comercial do Estado de São Paulo em 2024

Calculadora do Valor Venal de Terra Rural

Cálculo IEA do Custo de Produção

Ciclo de Seminários Estudos IEA

Valor da Produção Agropecuária Paulista

Mais informações: www.iea.agricultura.sp.gov.br

 

APTA REGIONAL

1 – Arroz biodinâmico

A APTA Regional possui pesquisas em rizicultura, segundo princípios Agricultura Biodinâmica. Os objetivos são: realizar ensaios agronômicos de variedades de arroz, em áreas de várzea e áreas altas (arroz de sequeiro), sob sistema da agricultura biodinâmica, sendo o segundo ano de implementação a safra 2024/2025; avaliar o controle de pragas e doenças do arroz com técnicas agroecológicas; aplicação de preparados biodinâmicos e uso de óleos essenciais e hidrolatos. O projeto se desenvolve no Setor de Fitotecnia da Apta Regional de Pindamonhangaba com execução de treinamentos técnicos, oficinas práticas e cursos, visando a ampla participação de agricultores familiares da região do Vale do Paraíba.

2 – Mandioca

“Já fui mandioca!” A mandioca, um dos alimentos mais comuns no prato dos brasileiros, será apresentada de uma forma inusitada: como matéria-prima para embalagens biodegradáveis, que podem substituir os plásticos de uso único (como talheres e copos descartáveis). A iniciativa busca levar os consumidores a optar por produtos mais sustentáveis, reduzindo a produção de lixo.

 

INSTITUTO AGRONÔMICO (IAC)

As cinco variedades de cana IAC mais recentes estarão na Agrishow 2025

O público da Agrishow 2025 poderá conhecer as mais novas variedades de cana-de-açúcar do Programa Cana IAC: IACSP02-1064, IACCTC05-5579, IACCTC06-5732, IACCTC07-7207 e IACCTC08-9052. Além desses novos materiais, outras dez cultivares de destaque nacional estarão plantadas no plot do IAC, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto, interior paulista, no mesmo espaço onde funciona o Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC).

Nova cultivar IAC de feijão carioca, o IAC 2560 Nelore, será apresentada na Agrishow 2025

O Instituto Agronômico (IAC) apresenta sua mais nova cultivar de feijão carioca: a IAC 2560 Nelore é tolerante ao escurecimento dos grãos e tem alta tolerância à antracnose, importante doença do feijoeiro. Possui potencial produtivo de 70 sacas, por hectare. Com caldo espesso de alta qualidade, conquista excelente aceitação no mercado, tendo sido testado e aprovado pela indústria.

Este novo material chega para complementar o IAC 2051, que é o carioca mais procurado no Instituto, por todas as suas qualidades e cultivado em diversos estados, mas é suscetível para a antracnose.

IAC lança batata-doce alaranjada biofortificada

A cultivar IAC Dom Pedro II apresenta 64,71 vezes mais carotenoides do que as mais plantadas no Brasil, além de alta produtividade, precocidade e bom cozimento. O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, desenvolveu uma nova cultivar de batata-doce de polpa alaranjada excelente para uso culinário, visando à biofortificação de alimentos para torná-los mais nutritivos. Comparativamente com as cultivares mais plantadas no Brasil, este novo material, chamado ‘IAC Dom Pedro II’, tem 64,71 vezes mais carotenoides, responsável pela provitamina A. Além desta característica que atrai consumidores, a nova batata-doce IAC apresenta produtividade 48,60% superior à da principal variedade cultivada no Estado de São Paulo, chamada Canadense. O público poderá conhecer a IAC Dom Pedro II na Agrishow 2025, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto, interior paulista.

Público da Agrishow poderá conhecer diferenças das funções de adjuvantes e sua importância

Os visitantes da Agrishow terão a oportunidade de entender sobre adjuvantes – produtos que desempenham funções específicas e não genéricas -, como normalmente se difunde no contexto do controle fitossanitário. De acordo com o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), os adjuvantes podem ser classificados de acordo com a sua funcionalidade em dois grandes grupos: os Utilitários, que atuam no processo de pulverização, ou seja, entre o tanque e o alvo, e os Potencializadores, que melhoram o desempenho do produto depois que a gota atinge o alvo.

Mais informações: https://www.iac.sp.gov.br

 

INSTITUTO DE ZOOTECNIA (IZ)

Centro de Pecuária Sustentável: foco na mitigação dos gases do efeito estufa

O Laboratório do IZ irá gerar dados especificamente dentro das condições tropicais dos sistemas de produção animal. Fazenda-modelo para intensificar a produção de ruminantes e reduzir emissão de gases do efeito estufa na agropecuária, com rotação em uma mesma área entre atividades agrícolas e pecuária, utilizando o sistema produtivo que promove a integração lavoura com a pecuária (ILP).

A Unidade, por meio de parcerias com a iniciativa privada, funciona como uma espécie de laboratório para pesquisadores brasileiros descobrirem como tornar a pecuária mais sustentável. O Laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte presente neste Núcleo de pesquisa tem o foco da mitigação dos gases do efeito estufa por meio da produção sustentável de carne.

Laboratório de Genética e Biotecnologia

O Laboratório de Genética e Biotecnologia utiliza as técnicas de Biologia Molecular, que possibilitam identificar adulterações como detectar e quantificar a presença de leite A1 em leite e produtos lácteos A2. Desenvolveu também metodologia utilizada para certificação de produtos lácteos bubalinos para a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos. Todos os laticínios certificados recebem em seus rótulos o Selo de Pureza – 100% Búfalo, sendo este um importante trabalho que confere maior segurança alimentar e agregação de valor aos produtos bubalinos. A mesma técnica de análise pode ser utilizada para certificação de produtos lácteos de caprinos e ovinos.

Teste de Eficiência Alimentar de Bovinos e Ovinos

Seleção animal por variáveis relacionadas à Eficiência Alimentar, ou seja, a quantidade de alimento que o animal consome e transforma em carne, leite ou outro produto de origem animal.

No IZ os testes de eficiência são realizados com cochos eletrônicos da Intergado que possuem comedouros e bebedouros automáticos para medição de consumo de alimento e água, número de visitas aos equipamentos e peso do animal.

Exposição: Cocho eletrônico, ovinos de fibra de vidro em tamanho real, totem e folder.

Ações do IZ – transferência e difusão de tecnologias

Com a missão de desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal, o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca-se pela geração de uma série de benefícios ao meio científico, técnico e aos pecuaristas, com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, e serviços à disposição do agronegócio paulista. Com utilização das técnicas de manejo estudadas pelo IZ é possível minimizar os impactos ao meio ambiente e aumentar a eficiência do sistema.

Principais ações:

Fazenda Pecuária Sustentável

Manejo nutricional como suplementação alimentar e aditivos (com finalidade de mitigação de gases de efeito estufa) e eficiência alimentar (CAR)

Aplicação dos conceitos de bem-estar e confinamento estratégico

Eficiência reprodutiva e melhoramento genético animal e vegetal

Desenvolvimento e preservação de gramíneas e leguminosas e uso de sistemas integrados de produção agropecuária

Desenvolvimento de tecnologia para detecção de fraude em leite A2A2 e leite de búfala e pequenos ruminantes

Controle estratégico de ecto e endoparasitas, avaliação e desenvolvimento de novos produtos para pecuária leiteira, manejo de ordenha e qualidade do leite

Sistema de tratamento e aproveitamento de resíduos agropecuários com produção de bioinsumos, energia e água de reuso

Xenotransplante – Órgãos de Suínos para humanos

Caravana Giro do Leite

Saiba mais em: https://www.iz.sp.gov.br

 

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Ital)

Durante toda a feira, em ação conjunta no âmbito do Programa Cacau SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e a Cati farão apresentações sobre processamento de cacau e tecnologia de chocolate com degustação de chocolate em dois horários por dia.

Notícias por Ano